Sequência Numérica 4º Ano;
A Sequência Numérica é um conteúdo que faz parte do currículo escolar do 4º ano do Ensino Fundamental. Nessa fase, os alunos são introduzidos a conceitos como regularidades, múltiplos, sequências recursivas e não recursivas, além da localização de pontos na reta numérica. Esses conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades matemáticas dos estudantes.
O que é?
Uma sequência numérica é uma lista ordenada de números, em que cada número é chamado de termo da sequência. Esses termos são organizados de acordo com algum padrão ou regra predefinida. As sequências numéricas desempenham um papel fundamental na matemática, na ciência e em muitas outras áreas, pois permitem analisar e compreender regularidades, padrões e tendências numéricas.
Existem vários tipos de sequências numéricas, e elas podem ser classificadas em três categorias principais:
- Sequência Numérica Padrão:
- Uma sequência numérica padrão é aquela em que os termos seguem um padrão previsível e regular. Esse padrão pode ser determinado por uma fórmula matemática simples, como uma progressão aritmética ou geométrica. Por exemplo, a sequência 2, 4, 6, 8, 10, … é uma sequência numérica padrão, seguindo a fórmula an = 2n, onde “n” é o termo da sequência.
- Uma sequência numérica padrão é aquela em que os termos seguem um padrão previsível e regular. Esse padrão pode ser determinado por uma fórmula matemática simples, como uma progressão aritmética ou geométrica. Por exemplo, a sequência 2, 4, 6, 8, 10, … é uma sequência numérica padrão, seguindo a fórmula an = 2n, onde “n” é o termo da sequência.
- Sequência Numérica Recursiva:
- Uma sequência numérica recursiva é aquela em que cada termo subsequente depende dos termos anteriores, de acordo com uma regra ou fórmula específica. Um exemplo clássico de sequência numérica recursiva é a sequência de Fibonacci, em que cada termo é a soma dos dois termos anteriores (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, …).
- Sequência Numérica Não Recursiva:
- Em contraste com as sequências recursivas, as sequências numéricas não recursivas não têm uma regra que depende dos termos anteriores. Cada termo é determinado de forma independente e não segue um padrão matemático específico. Um exemplo seria uma sequência de números primos, em que os termos são números primos selecionados independentemente, como 2, 3, 5, 7, 11, 13, …
BNCC e Sequência Numérica 4º Ano;
A Sequência Numérica 4º Ano está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que estabelece as aprendizagens essenciais para os alunos do Ensino Fundamental. Através desse conteúdo, os estudantes desenvolvem competências matemáticas, como identificar padrões na sequência numérica, realizar operações com múltiplos de um número natural e utilizar estratégias de resolução de problemas. A BNCC é uma referência importante para o planejamento das aulas e o acompanhamento do aprendizado dos alunos.
Estratégias de Ensino sobre Sequência Numérica 4º Ano
Para uma aula eficiente sobre Sequência Numérica 4º Ano, é importante utilizar estratégias que estimulem a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades. Algumas possibilidades incluem:
1. Explorar a reta numérica como uma ferramenta visual para representar as sequências numéricas.
2. Utilizar jogos e atividades lúdicas que incentivem a identificação de padrões e a resolução de desafios matemáticos.
3. Promover debates em sala de aula, incentivando os alunos a compartilharem suas estratégias de resolução de problemas e explicarem seu raciocínio.
4. Utilizar recursos tecnológicos, como aplicativos e jogos digitais, que possibilitem a prática e o aprofundamento dos conceitos relacionados à Sequência Numérica.
Plano de Aula sobre Sequência Numérica 4º Ano
Objetivo
O objetivo desse plano de aula é proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a compreensão dos conceitos relacionados à Sequência Numérica, como regularidades, múltiplos, sequências recursivas e não recursivas, além da localização de pontos na reta numérica.
Metodologia
– Iniciar a aula apresentando aos alunos uma reta numérica e pedir para que eles identifiquem os números e suas posições.
– Explorar em conjunto com os alunos os conceitos de regularidades, múltiplos, sequências recursivas e não recursivas, utilizando exemplos e atividades práticas.
– Realizar atividades em grupos, incentivando a colaboração e o compartilhamento de estratégias entre os alunos.
– Propor desafios matemáticos que envolvam a resolução de problemas utilizando os conceitos aprendidos.
– Ao final da aula, promover uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados.
Atividade, Exercícios sobre Sequência Numérica 4º Ano
Questão 01
Observe a sequência numérica: 2, 4, 6, 8, …
Agora, responda:
A) Qual é o próximo número da sequência?
B) Essa sequência é recursiva ou não recursiva?
C) Quais são os múltiplos de 4 presentes nessa sequência?
D) Qual é a posição do número 10 nessa sequência?
Questão 02
Observe a representação abaixo. Esse é um estacionamento de um supermercado e para cada
vaga há um número, iniciando a partir do número 6. O carro de João está estacionado depois do 2º
múltiplo de 6 e antes do 5º múltiplo de 6.
Qual o número da vaga que o carro de João está estacionado?
A) Vaga 6.
B) Vaga 24.
C) Vaga 18.
D) Vaga 12
Questão 03
Observe a sequência numérica: 10, 7, 4, 1, …
Agora, responda:
A) Qual é o próximo número da sequência?
B) Essa sequência é recursiva ou não recursiva?
C) Quais são os múltiplos de 3 presentes nessa sequência?
D) Qual é a posição do número -2 nessa sequência?
Questão 04
Observe a rua onde Victor mora. Sua casa está identificada com o número 3140–
S. Sua avó mora na mesma rua, três casas após a dele. Seguindo estas informações,
qual será o número da casa da avó de Victor?
A) 3167 – s
B) 3165 – s
C) 3175 – s
D) 3170 – s
Questão 05
Observe a sequência numérica: 1, 3, 6, 10, …
Agora, responda:
A) Qual é o próximo número da sequência?
B) Essa sequência é recursiva ou não recursiva?
C) Quais são os múltiplos de 2 presentes nessa sequência?
D) Qual é a posição do número 21 nessa sequência?
Questão 06
Observe a sequência numérica: 20, 18, 16, 14, …
Agora, responda:
A) Qual é o próximo número da sequência?
B) Essa sequência é recursiva ou não recursiva?
C) Quais são os múltiplos de 5 presentes nessa sequência?
D) Qual é a posição do número 12 nessa sequência?
Questão 07
Observe a sequência numérica: 3, 3, 6, 12, …
Agora, responda:
A) Qual é o próximo número da sequência?
B) Essa sequência é recursiva ou não recursiva?
C) Quais são os múltiplos de 3 presentes nessa sequência?
D) Qual é a posição do número 24 nessa sequência?
Questão 08
Uma sequência recursiva começa com o número 3 e multiplica o número anterior por 2. Qual é o terceiro termo da sequência?
A) 4
B) 6
C) 9
D) 12
Questão 09
Qual é o próximo número na sequência não recursiva: 100, 90, 80, 70, …?
A) 60
B) 65
C) 75
D) 85
Questão 10
Qual é o próximo número na sequência regular: 2, 4, 6, 8, ___?
A) 9
B) 10
C) 11
D) 12
Questão 11
Um trem tem quatro vagões. Cada vagão tem 4 rodas. Quantas rodas há no total?
A) 16
B) 20
C) 10
D) 12
Questão 12
Maria está economizando dinheiro para comprar um brinquedo. Ela economiza R$ 5 na primeira semana, R$ 10 na segunda semana e R$ 15 na terceira semana. Ela segue economizando dessa forma. Qual será a quantia total que ela terá economizado após 6 semanas?
A) R$ 30
B) R$ 20
C) R$ 50
D) R$ 35
Questão 13
João está fazendo um quebra-cabeça. Ele monta 12 peças no primeiro dia, 24 peças no segundo dia e 36 peças no terceiro dia. Se ele continuar nesse ritmo, quantas peças ele montará no quarto dia?
A) 48
B) 60
C) 72
D) 84
Questão 14
Ana gasta R$ 8 em lanches na segunda-feira e R$ 12 na terça-feira. Ela percebe que está gastando um pouco demais e decide economizar. Na quarta-feira, gasta apenas metade do que gastou na terça-feira. Quanto ela gastará na quarta-feira?
A) R$ 4
B) R$ 6
C) R$ 8
D) R$ 10
Questão 15
Rafael está treinando para uma corrida. Ele corre 2 km no primeiro dia, 3 km no segundo dia e 4 km no terceiro dia. Se ele continuar aumentando a distância dessa forma, quantos quilômetros ele correrá no quarto dia?
A) 4 km
B) 5 km
C) 6 km
D) 7 km
Questão 16
Sofia está contando suas economias. Ela tem R$ 20 e ganha R$ 5 por semana. Se ela continuar economizando dessa forma, quanto dinheiro terá após 10 semanas?
A) R$ 20
B) R$ 45
C) R$ 50
D) R$ 70
Questão 17
Lucas gasta R$ 10 por dia em lanches na escola. Ele percebe que está gastando muito dinheiro e decide economizar. A partir de agora, ele gasta metade do que gastava antes. Quanto ele gastará em lanches em um dia após essa mudança?
A) R$ 2
B) R$ 5
C) R$ 7
D) R$ 10
Questão 18
Luana está colecionando selos. No primeiro dia, ela coloca 2 selos em seu álbum. No segundo dia, coloca mais 3 selos. Ela segue colando selos todos os dias. Quantos selos ela terá colado em seu álbum após uma semana?
A) 10 selos
B) 12 selos
C) 14 selos
D) 15 selos
Questão 19
Pedro está construindo uma torre de blocos. Ele coloca 3 blocos no primeiro nível, 4 no segundo nível e continua acrescentando um bloco a cada nível. Qual é o total de blocos que ele usará para construir sua torre de 5 níveis?
A) 25 blocos
B) 16 blocos
C) 17 blocos
D) 18 blocos
Questão 20
Quais números faltam na sequência: 3, 6, ___, 24, ___, 96.
A) 12 e 24
B) 24 e 48
C) 12 e 48
D) 42 e 18
Gabarito:
Questão 01:
A) 10
B) Sequência recursiva
C) 4, 8
D) Quinta
Questão 02:
B) 24
Questão 03:
A) -2
B) Sequência recursiva
C) 7, 4
D) Quarta
Questão 04:
D) 3170 – s
Questão 05:
A) 15
B) Sequência recursiva
C) 6, 10
D) Sétima
Questão 06:
A) 12
B) Sequência recursiva
C) 20, 15
D) Quinta
Questão 07:
A) 24
B) Sequência recursiva
C) 3, 3, 6, 12, 24
D) Quinta
Questão 08
D) 12
Questão 09
A) 60
Questão 10
B) 10
Questão 11
A) 16
Questão 12
A) R$ 30
Questão 13
A) 48
Questão 14
B) R$ 6
Questão 15
B) 5 km
Questão 16
C) R$ 50
Questão 17
B) R$ 5
Questão 18
B) 12 selos
Questão 19
A) 25 blocos
Questão 20
C) 12 e 48
Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios
Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. E se você está procurando uma ferramenta que facilite esse acompanhamento, recomendamos a “Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares”. Essa planilha permite consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares, oferecendo recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha. Essa planilha é destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades. Você pode adquirir a “Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares” em nosso site aqui.
Pacote de Slides
Se você está procurando materiais complementares para suas aulas sobre Sequência Numérica 4º Ano, recomendamos nosso Pacote de Slides de Matemática. Esse pacote contém slides prontos para serem utilizados em aulas, abordando diversos temas da Matemática para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Com esse material, você terá recursos visuais e explicativos que ajudarão a tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas. Para adquirir o Pacote de Slides de Matemática – 4º e 5º Ano, acesse nossa loja aqui.
Cursos na área da educação
Se você está buscando por Sequência Numérica 4º Ano, certamente é porque é um profissional ou estudante na área da educação. Constantemente, é necessário se atualizar e estudar sobre novos assuntos através de cursos. Os cursos na área da educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:
- Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.
- Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.
- Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
- Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
- Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.
Para conferir os cursos disponíveis, clique no link abaixo:
Cursos na Área da Educação
Didáticas sobre Sequência Numérica 4º Ano em Concursos
É importante ressaltar que a didática do professor é fundamental para uma aula eficiente sobre Sequência Numérica 4º Ano.
Por isso, é essencial se preparar para etapas de concursos ou seleções que exigem aulas práticas. Uma sugestão de material que pode auxiliar nesse processo são as Milhares de Questões para Concursos de Professores. Resolver questões é uma excelente forma de estudar e se preparar para essas etapas. Para conhecer o material, clique no link abaixo:
Milhares de Questões para Concursos de Professores
Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?
Lembramos também que nem todos os alunos do 5º ano acompanham o ritmo da turma, e é importante oferecer atividades extras para aqueles que possuem dificuldades de aprendizagem. Pensando nisso, além do exercício de Sequência Numérica 4º Ano, disponibilizamos um pacote de atividades para alfabetizar, que é ideal para essas situações. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:
Pacote de Atividades para Alfabetizar
Nosso Canal No Youtube
Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:
Desafios Matemáticos – Youtube
Convite Para Conhecer Outros Materiais
Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:
Nossa Loja
Posts Semelhantes: