Cursos com Acesso 100 % GRATUITO! Certificado após Avaliação.

Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano

Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano

O Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano é um tema importante que deve ser abordado nas turmas de 4º ano. Nessa idade, as crianças já têm um bom entendimento sobre dinheiro e estão começando a desenvolver habilidades básicas de matemática. Portanto, é essencial que elas compreendam como o sistema monetário funciona no Brasil.

Nas aulas sobre Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano, os alunos aprenderão sobre as diferentes cédulas e moedas que circulam no país e os valores associados a cada uma delas. Eles também aprenderão sobre compra e venda, equivalência e trocas monetárias. Além disso, é importante ensinar sobre o valor do dinheiro, como usá-lo de forma responsável e a importância da educação financeira.

Essas aulas podem ser abordadas de forma lúdica e prática, utilizando recursos como jogos, atividades em grupo e simulações de mercado. É importante também contextualizar o ensino do Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano com situações do dia a dia, mostrando aos alunos como esses conhecimentos são aplicados no comércio e nas trocas cotidianas.

Cédulas Brasileiras:

O Brasil utiliza o Real (R$) como sua unidade monetária. As cédulas brasileiras são produzidas em diferentes valores, cada uma com um design distinto e medidas de segurança para evitar falsificações. Atualmente, as cédulas em circulação no Brasil incluem:

  1. Cédula de R$ 2,00: Representada pela imagem de um tamanduá-bandeira.
  2. Cédula de R$ 5,00: Apresenta a figura de uma tartaruga marinha.
  3. Cédula de R$ 10,00: Estampa o mico-leão-dourado.
  4. Cédula de R$ 20,00: Apresenta um sagui-de-cara-branca.
  5. Cédula de R$ 50,00: Mostra uma onça-pintada.
  6. Cédula de R$ 100,00: Apresenta uma garoupa.

Moedas Brasileiras:

As moedas são utilizadas para valores menores e são essenciais para o sistema monetário. No Brasil, as moedas são produzidas em diferentes valores e tamanhos. As moedas em circulação incluem:

  1. Moeda de 5 centavos (R$ 0,05): Mostra uma imagem de uma embarcação utilizada na região amazônica.
  2. Moeda de 10 centavos (R$ 0,10): Apresenta a figura de um bonito sabiá-laranjeira.
  3. Moeda de 25 centavos (R$ 0,25): Estampa uma imagem do tucano-toco.
  4. Moeda de 50 centavos (R$ 0,50): Mostra uma efígie do jaguatirica.
  5. Moeda de 1 real (R$ 1,00): Representada por uma imagem do lobo-guará.

Matemática e o Sistema Monetário:

O sistema monetário brasileiro é um ótimo exemplo para ensinar matemática aos estudantes. Aqui estão algumas áreas da matemática que podem ser exploradas usando o sistema monetário brasileiro:

  1. Aritmética: Os estudantes podem praticar adição, subtração, multiplicação e divisão ao calcular trocos, somar valores de cédulas e moedas, e realizar transações financeiras.
  2. Proporção e Razão: Pode-se ensinar aos alunos como calcular a proporção entre diferentes valores monetários, como quantas moedas de 5 centavos são necessárias para igualar o valor de uma moeda de 25 centavos, por exemplo.
  3. Problemas de Palavras: Criar problemas matemáticos envolvendo transações, orçamentos e economia pessoal ajuda os alunos a aplicar conceitos matemáticos do mundo real.

Sistema Monetario Brasileiro 4o Ano

Equivalência:

A equivalência de cédulas e moedas é um conceito fundamental no sistema monetário, que desempenha um papel central em nosso dia a dia. Entender como diferentes valores de cédulas e moedas se relacionam é essencial para lidar eficazmente com transações financeiras, fazer compras e até mesmo economizar dinheiro. Neste texto, exploraremos a noção de equivalência das cédulas e moedas e como esse conhecimento é aplicado na prática.

Alguns exemplos de Equivalência entre cédulas e moedas:

  1. Cédula de R$ 2,00: Equivale a duas moedas de R$ 1,00 ou 4 moedas de R$0,50 centavos.
  2. Cédula de R$ 5,00: Equivale a cinco moedas de R$ 1,00.
  3. Cédula de R$ 10,00: Equivale a dez moedas de R$ 1,00 ou a duas cédulas de R$5,00.
  4. Cédula de R$ 100,00: Equivale a duas cédulas de R$50,00, a 10 cédulas de R$10,00 ou a 5 cédulas de R$20,00.
  5. Moeda de R$0,50: Equivale a duas moedas de R$0,25.

Exercícios de Sistema Monetário Brasileiro

Com esses exercícios, os alunos aprenderam sobre compra e venda, equivalência, trocas monetárias e descontos.

Questão 1

Em uma feira de artesanato, Carla comprou uma lembrança por R$ 35,00. Ela deu ao vendedor uma nota de R$ 50,00. Quanto Carla receberá de troco?

A) R$ 15,00

B) R$ 20,00

C) R$ 25,00

D) R$ 30,00

Questão 2

João ganhou R$ 50,00 de mesada e decidiu comprar dois brinquedos idênticos, cada um custando R$ 18,00. Quanto ele receberá de volta como troco?

A) R$ 14,00

B) R$ 15,00

C) R$ 16,00

D) R$ 17,00

Questão 3

Maria está economizando para comprar uma bicicleta que custa R$ 450,00. Ela já tem R$ 250,00 economizados. Quanto mais ela precisa economizar?

A) R$ 100,00

B) R$ 200,00

C) R$ 150,00

D) R$ 400,00

Questão 4

Em uma loja de roupas, uma camiseta custa R$ 45,00. Durante uma promoção, o preço da camiseta é reduzido em 20%. Qual é o novo preço da camiseta?

A) R$ 36,00

B) R$ 40,00

C) R$ 42,00

D) R$ 48,00

Questão 5

Pedro quer comprar um celular que custa R$ 1.200,00. Ele tem um desconto de 15% em dinheiro. Quanto Pedro vai economizar com o desconto?

A) R$ 150,00

B) R$ 180,00

C) R$ 200,00

D) R$ 220,00

Questão 6

Lucas trocou uma nota de R$ 10,00 por moedas de R$ 1,00 e moedas de R$ 0,50. Ele recebeu 12 moedas no total, sendo 7 de R$1,00. Quantas moedas de R$ 0,50 ele recebeu?

A) 4 moedas de R$ 0,50

B) 6 moedas de R$ 0,50

C) 8 moedas de R$ 0,50

D) 10 moedas de R$ 0,50

Questão 7

No mercado, uma dúzia de ovos custa R$ 7,00. Se alguém quiser comprar apenas 3 ovos, quanto essa pessoa terá que pagar?

A) R$ 1,50

B) R$ 1,75

C) R$ 2,50

D) R$ 3,00

Questão 8

Rafael comprou um jogo de videogame por R$ 120,00 e um controle adicional por R$ 40,00. Quanto ele gastou ao todo?

A) R$ 150,00

B) R$ 160,00

C) R$ 180,00

D) R$ 200,00

Questão 9

Marta foi a uma loja de eletrônicos e encontrou um tablet com um preço original de R$ 600,00. No entanto, a loja estava oferecendo um desconto de 30%. Quanto Marta pagou pelo tablet com o desconto?

A) R$ 420,00

B) R$ 450,00

C) R$ 480,00

D) R$ 510,00

Questão 10

Renata tem 6 moedas de R$ 0,10, 4 moedas de R$ 0,25 e 2 notas de R$ 5,00 em sua carteira. Quanto dinheiro Renata tem no total?

A) R$ 12,60

B) R$ 13,60

C) R$ 11,60

D) R$ 11,50

Gabarito:

Questão 1: A) R$ 15,00

Questão 2: A) R$ 14,00

Questão 3: C) R$ 150,00

Questão 4: A) R$ 36,00

Questão 5: B) R$ 180,00

Questão 6: D) 10 moedas de R$ 0,50

Questão 7: B) R$ 1,75

Questão 8: B) R$ 160,00

Questão 9: A) R$ 420,00

Questão 10: C)R$ 11,60

BNCC e Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano

O ensino do Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica.

De acordo com a BNCC, no 4º ano do ensino fundamental, os alunos devem adquirir habilidades matemáticas que incluem a compreensão e utilização de diferentes representações do sistema de numeração decimal, como o sistema monetário brasileiro.

Ao ensinar sobre o Sistema Monetário Brasileiro 4ºAno, estamos contribuindo para que os alunos desenvolvam as habilidades de reconhecer, identificar e utilizar as cédulas e moedas brasileiras, relacionar valores, efetuar pagamentos, calcular trocos, realizar compras e vendas simuladas, entre outras competências relacionadas ao uso do dinheiro.

Portanto, é fundamental que os educadores estejam familiarizados com a BNCC e utilizem essas diretrizes para planejar suas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro 4ºAno, garantindo que os objetivos e competências definidos sejam alcançados.

Estratégias de Ensino sobre Sistema Monetário Brasileiro 4ºAno

Uma boa aula sobre Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano deve ser dinâmica, interativa e envolvente para os alunos. Aqui estão algumas estratégias que podem ser utilizadas:

1. Jogos: Utilize jogos de tabuleiro, atividades práticas ou jogos online para ensinar e reforçar os conceitos relacionados ao Sistema Monetário Brasileiro 4ºAno. Os jogos podem envolver simulações de compras e vendas, cálculo de troco e identificação de cédulas e moedas.

2. Atividades práticas: Realize atividades práticas em sala de aula que envolvam o uso real de dinheiro. Por exemplo, peça aos alunos que planejem uma festa fictícia e calculem o valor total dos itens necessários, considerando o preço de cada um e o dinheiro disponível.

3. Simulações: Promova simulações de comércio em sala de aula, onde os alunos possam atuar como vendedores e compradores. Isso ajudará a desenvolver habilidades de negociação, cálculo de valores e troco.

4. Uso de recursos visuais: Utilize recursos visuais, como cartazes, imagens e vídeos, para facilitar a compreensão dos alunos sobre os diferentes valores das cédulas e moedas, além de suas características.

5. Integração com outras disciplinas: Procure integrar o ensino do Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano com outras disciplinas, como Português e Geografia. Por exemplo, peça aos alunos que escrevam uma redação sobre a importância do dinheiro na economia ou que pesquisem curiosidades sobre as cédulas e moedas brasileiras.

Lembre-se de adaptar as estratégias de acordo com as características da turma e estimular a participação ativa dos alunos durante as aulas.

Plano de Aula sobre Sistema Monetário Brasileiro 4ºAno

Objetivo

O objetivo deste plano de aula sobre Sistema Monetário Brasileiro é proporcionar aos alunos do 4º ano do ensino fundamental oportunidades de compreender e utilizar de forma consciente o sistema monetário brasileiro. Através de atividades práticas e lúdicas, os alunos serão capazes de identificar, relacionar e calcular os valores das cédulas e moedas brasileiras, bem como compreender a importância do dinheiro no contexto social e econômico.

Metodologia

Para atingir o objetivo proposto, a aula será dividida em etapas, seguindo a seguinte metodologia:

1. Introdução: Apresentar o tema Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano de forma motivadora, utilizando recursos visuais, como imagens ou vídeos que representem as cédulas e moedas brasileiras.

2. Conversa inicial: Promover uma conversa em roda para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto e levantar questionamentos que possam instigar o interesse.

3. Apresentação dos valores: Apresentar as diferentes cédulas e moedas brasileiras, seus valores e características. Utilizar recursos visuais, como cartazes ou projeções, para facilitar a visualização dos alunos.

4. Atividades práticas: Realizar atividades práticas que envolvam o uso do dinheiro, como jogos de compra e venda, simulações de comércio ou resolução de problemas relacionados ao Sistema Monetário Brasileiro 4ºAno.

5. Reflexão: Promover uma reflexão sobre a importância do dinheiro, sua utilização consciente e os valores sociais envolvidos nas trocas monetárias.

6. Encerramento: Realizar uma atividade de fixação, como uma música ou jogo educativo, que reforce os conceitos trabalhados durante a aula.

Ao longo da aula, é fundamental que o professor esteja atento às dúvidas e dificuldades dos alunos, buscando esclarecer e reforçar os conceitos de maneira adequada para cada criança.

Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios

Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. Se você vai aplicar Avaliações Escolares, a Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares é uma ferramenta que permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares. Ela oferece recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha. A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades.

Acesse nossa planilha Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares e potencialize sua prática pedagógica.

Pacote de Slides

Se você está lecionando sobre Sistema Monetário Brasileiro 4ºAno 4º ano, temos o material perfeito para auxiliar em suas aulas. Conheça nosso Pacote de Slides de Matemática – e 5º Ano, que contém recursos visuais e atividades prontas para usar em suas apresentações. Com esse material, você poderá tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas, facilitando o aprendizado dos alunos.

Acesse o link e saiba mais sobre nosso PACOTE DE SLIDES.

Cursos na área da educação

Se você está buscando por Sistema Monetário Brasileiro 4º ano, certamente é porque é profissional ou estudante na área da educação. De modo que constantemente precisa se atualizar e estudar sobre novos assuntos através de cursos. Os cursos em educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:

– Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.
– Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.
– Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
– Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
– Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.

Para conferir os cursos disponíveis, clique no link abaixo:

Cursos na Área da Educação

Didáticas para Sistema Monetário Brasileiro 4º Ano em Concursos

O objetivo deste post é melhorar cada vez mais sua aula de Sistema Monetário Brasileiro 4ºAno para deixar a sua didática mais eficiente. E com isso ficar preparado para etapas em concursos ou seleções que exigem aulas práticas. É fato que muitos professores estão em sala de aula de forma temporária ou se são concursados pretendem fazer outros concursos. Talvez você que é professor de matemática das séries iniciais esteja estudando para concursos e seleções. Um bom método para estudo é resolver questões. Por isso, segue uma sugestão de material:

Milhares de Questões para Concursos de Professores

Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?

Nem todos os alunos do 4º ano acompanham o ritmo da turma. E certamente você é um(a) professor(a) que ensina todas as disciplinas. E sabe que os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem precisam de atenção especial em atividades de leitura, escrita e outras. E às vezes é preciso de uma atividade extra quando está ensinando  para os demais alunos. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:

Pacote de Atividades para Alfabetizar

Nosso Canal No Youtube

Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:

Desafios Matemáticos – Youtube

Convite Para Conhecer Outros Materiais

Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:

Nossa Loja

Posts Semelhantes:

Área e Malha quadriculada 4º Ano

Adições de Frações 4º Ano

Sólidos Geométricos 4º Ano

Deixe um comentário

CURSOS ACESSO 100% GRATUITO

Cursos com certificados de 60, 80, 100, 120 e 160 Horas!

CURSOS COM CERTIFICADOS!

Válido em todo o Brasil! Útil para: Faculdades; Empregos; Currículos; Qualificação; Aperfeiçoamento, ...
SAIBA MAIS
Categorias

Participe do nosso grupo e receba atividades por e-mail!