Cursos com Acesso 100 % GRATUITO! Certificado após Avaliação.

Sistema Monetário 4º e 5º Ano

Sistema Monetário 4º e 5º Ano;

Quando falamos de educação financeira, um dos tópicos importantes a serem abordados é o sistema monetário. No e 5º ano, os alunos começam a desenvolver habilidades relacionadas ao conhecimento das cédulas, moedas e valores do dinheiro. É nessa fase que aprendem sobre compra e venda, equivalência monetária e também sobre o real, nossa moeda brasileira. É fundamental que os alunos compreendam como funciona o sistema monetário, para que possam lidar de forma responsável e consciente com o dinheiro ao longo de suas vidas.

BNCC e Sistema Monetário 4º e 5º Ano;

Ao trabalhar o sistema monetário nas turmas de e 5º ano, é importante relacionar com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC orienta que os alunos desenvolvam competências e habilidades relacionadas à Educação Financeira, que está presente no componente curricular de Matemática. Dessa forma, ao ensinar sobre o sistema monetário, estamos contribuindo para que os alunos desenvolvam as competências previstas na BNCC, como o entendimento dos valores atribuídos às cédulas e moedas, a resolução de problemas envolvendo dinheiro, o reconhecimento das diferentes formas de pagamento, entre outros.

Estratégias de Ensino sobre Sistema Monetário 4º e 5º Ano

Para tornar as aulas sobre o sistema monetário mais dinâmicas e atrativas, é importante utilizar estratégias de ensino que estimulem a participação dos alunos. Algumas ideias interessantes são:

1. Jogo do Mercado: Simule um mercado fictício na sala de aula, utilizando cédulas e moedas de brinquedo. Os alunos podem realizar compras e vendas, calculando trocos e aprendendo na prática sobre valores monetários.

2. Atividade prática: Peça para que os alunos tragam cédulas e moedas de diferentes valores de casa. Em sala de aula, eles podem manipular esses objetos e criar situações-problema para resolver em grupo. Os alunos podem simular uma compra ou uma venda e calcular o troco.

3. Materiais interativos: Utilize recursos audiovisuais, como vídeos, imagens e jogos online, para reforçar os conceitos abordados nas aulas. Existem diversos materiais disponíveis na internet que podem ajudar a exemplificar de forma clara e objetiva o sistema monetário.

Plano de Aula sobre Sistema Monetário 4º e 5º Ano

Objetivo

O objetivo deste plano de aula é proporcionar aos alunos do e 5º ano um conhecimento amplo sobre o sistema monetário brasileiro, permitindo que eles compreendam o valor das cédulas e moedas, realizem trocas monetárias de forma segura e eficiente, e desenvolvam habilidades de resolução de problemas envolvendo situações monetárias.

Metodologia

  • Iniciar a aula explicando sobre o sistema monetário brasileiro, apresentando as cédulas e moedas de maior valor.
  • Realizar atividades práticas de identificação e contagem de valores monetários, utilizando cédulas e moedas de brinquedo.
  • Propor situações-problema envolvendo compra e venda, permitindo que os alunos calculem o troco e desenvolvam habilidades de resolução de problemas relacionados ao dinheiro.
  • Explorar recursos audiovisuais, como vídeos educativos, para reforçar os conceitos apresentados em sala de aula.
  • Promover debates em grupo, estimulando os alunos a compartilharem suas experiências e conhecimentos sobre o sistema monetário.
  • Fazer um fechamento da aula, reforçando os conceitos aprendidos e tirando possíveis dúvidas dos alunos.

Exercícios sobre Sistema Monetário 4º e 5º Ano

Questão 01

Marque a alternativa correta que indica uma cédula de maior valor:
a) R$ 1,00
b) R$ 5,00
c) R$ 0,50


d) R$ 0,10

Questão 02

Calcule o valor total das moedas abaixo:
– 2 moedas de R$ 0,50 =
– 3 moedas de R$ 0,25 =
– 4 moedas de R$ 0,10 =

Questão 03

Paula realizou uma compra no valor de R$ 7,50 e pagou com uma nota de R$ 20,00. Quanto de troco ela deve receber?

a) R$13,50

b) R$14,50

c) R$11,50

d) R$12,50

Questão 04

Em uma loja, o preço de um produto é R$ 15,20. João pagou com uma nota de R$ 20,00. Qual o troco que ele irá receber?

a) R$ 14,80

b) R$ 15,20

c) R$ 15,80

d) R$ 13,80

Questão 05

Marcela recebeu R$ 50,00 de seu avô de presente. Ela decidiu guardar metade desse valor em sua poupança. Quanto Marcela irá guardar na poupança?

a) R$ 25,00

b) R$ 30,00

c) R$ 250,00

d) R$ 205,00

Questão 06

Observe a conversa entre quatro amigos:

-Eu sou Cesar, desempregado, tenho apenas R$ 6,00.

-Eu sou Juliana, trabalho em uma loja e tenho o dobro do dinheiro de Cesar.

-Oi, eu sou Jaime e tenho o triplo do dinheiro de Juliana.

-Eu sou José e tenho apenas a metade da quantia que Jaime tem.

Então a quantia que José possui equivale a:

a) R$ 6,00

b) R$ 12,00

c) R$ 18,00

d) R$ 20,00

Questão 07

Natanael queria comprar uma calça de R$ 140,00, foi em uma loja com desconto de 25%. O valor que ele vai pagar é:

a) R$ 140,00

b) R$ 125,00

c) R$ 110,00

d) R$ 105,00

Questão 08

Tiago ganha RS 70,00 de mesada, comprou 3 blusas no valor de R$ 14,50 cada. O restante da mesada de Tiago foi:

a) R$ 20,50

b) R$ 41,00

c) R$ 36,50

d) R$ 56,00

Questão 09

Patrícia comprou um celular por R$ 687,00 e pagou com as seguintes notas:

Sistema Monetario 4o E 5o Ano Exercicios 2 e1698402398627

Seu troco será de:

a) R$ 13,00

b)R$ 27,00

c) R$ 17,00

 d) R$ 23,00

Questão 10

Tiago ganha RS 70,00 de mesada, comprou 3 blusas no valor de R$ 14,50 cada. O restante da mesada de Tiago foi:

a) R$ 20,50

b) R$ 41,00

c) R$ 36,50

d) R$ 56,00

Questão 11

Diogo queria comprar uma calça que estava na promoção. O preço da calça é R$150,00.

Quanto ficará o preço da calça com o desconto? Sistema Monetario 4o E 5o Ano Exercicios 3

a) R$ 112,50

b) R$ 113,50

c) R$ 121,50

d) R$ 112,60

Questão 12

O Miron está vendendo uma barra de chocolate por R$ 24,00. Matheus só pretende comprar 38. Ele deverá pagar:

a) R$ 3,00

b) R$ 9,00

c) R$ 8,00

d) R$ 24,00

Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios

Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. E se você vai aplicar avaliações sobre o sistema monetário, a Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares é uma ferramenta que permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares.

Ela oferece recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha.

A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades. Acesse nossa Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares.

Pacote de Slides

Se você precisa de material para auxiliar suas aulas sobre Sistema Monetário, sugerimos o nosso Pacote de Slides de Matemática – e 5º Ano. Com esse material, você terá acesso a uma variedade de slides prontos para utilizar em suas aulas, abordando os principais conceitos e habilidades da disciplina. Para adquirir o Pacote de Slides, clique aqui.

Cursos na área da educação

Se você está buscando por Sistema Monetário, certamente é porque é um profissional ou estudante na área da educação. Nesse caso, é fundamental buscar atualização e conhecimento por meio de cursos. Os cursos na área da educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, obter o certificado apresenta uma série de vantagens valiosas, como prova de títulos, horas complementares, destaque profissional, currículo valorizado e melhorias na prática de ensino.
Conheça os cursos na área da educação clicando aqui.

Didática sobre Sistema Monetário 4º e 5º Ano em Concursos

O objetivo deste post é oferecer ferramentas para melhorar a didática em aulas sobre Sistema Monetário, a fim de se preparar para etapas de concursos ou seleções que exigem aulas práticas. Para isso, sugerimos o acesso a um material com milhares de questões para concursos de professores, que auxiliará no estudo e na resolução de exercícios. Para conhecer esse material, clique aqui.

Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?

Nem todos os alunos do 5º ano acompanham o ritmo da turma. E certamente você é um(a) professor(a) que ensina todas as disciplinas. E sabe que os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem precisam de atenção especial em atividades de leitura, escrita e outras. E às vezes é preciso de uma atividade extra quando está ensinando  para os demais alunos. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:

Pacote de Atividades para Alfabetizar

Nosso Canal No Youtube

Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:

Desafios Matemáticos – Youtube

Convite Para Conhecer Outros Materiais

Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:

Nossa Loja

Posts Semelhantes:

Grandezas e Medidas – 4º e 5º Ano

Deixe um comentário

CURSOS ACESSO 100% GRATUITO

Cursos com certificados de 60, 80, 100, 120 e 160 Horas!

CURSOS COM CERTIFICADOS!

Válido em todo o Brasil! Útil para: Faculdades; Empregos; Currículos; Qualificação; Aperfeiçoamento, ...
SAIBA MAIS
Categorias

Participe do nosso grupo e receba atividades por e-mail! 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO WHATSAPP