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Questões de concurso – LDB

Aos colegas professores das ciências exatas que desejam prestar concurso e tem dificuldades em didática, coloco abaixo algumas questões da LDB:

1. Julgue os itens a seguir,
considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

( ) As instituições de educação
superior mantidas pela iniciativa privada e localizadas em  determinado município integram o sistema
estadual de ensino.
( ) As redes municipais de educação
podem organizar seus calendários letivos de acordo com as peculiaridades locais
em função de intempéries ou catástrofes, podendo inclusive reduzir o número de
horas estabelecidas.
( ) Na educação infantil, a
avaliação não tem como objetivo a promoção, inclusive para o acesso ao ensino
fundamental.

 

2 – Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional), Lei n° 9394/96, os níveis da Educação Básica
Escolar passam a ser dois:
A )A Educação Básica e a Educação de
Jovens e Adultos;
B)A Educação de Jovens e Adultos e a
Educação Superior;
C) A Educação Infantil e a Educação
Básica;
D) A Educação Básica e a Educação
Superior;
E) A Educação Superior e a Educação
Infantil.

3 – O Art. da LDB (Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96), diz que: “A educação,


dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos
ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do
educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o
trabalho”. Segundo este artigo podemos entender que:

A) a responsabilidade da família e do
Estado com a educação não tem origem nos dispositivos da Constituição Nacional
de 1988;
B) a educação como processo intencional
deve contribuir para que o organismo psicológico do aprendiz se desenvolva numa
trajetória harmoniosa e progressiva;
C) o preparo para o exercício da
cidadania centra-se na condição básica psicológica do aluno;

E) a educação é papel único do Estado.

 4.. Segundo a LDB/1996, a oferta da
educação especial é dever do Estado. Assim, o termo educação inclusiva
refere-se ao processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou
de distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino em todos os seus níveis e
modalidades. A educação inclusiva pressupõe que:
(A) o atendimento aos estudantes
portadores de necessidades especiais deve ocorrer em escolas especializadas.
(B) a ampliação do acesso destes
alunos às classes comuns depende da existência de professores especialistas
atuando nessas classes.
(C) as crianças podem aprender e
compartilhar os mesmos espaços, em momentos específicos de recreação e lazer.
(D) a ação do docente de classe
comum, com as crianças portadoras de deficiência, deve ser criativa e este
receberá atendimento integrado.
(E) as crianças devem seguir um
processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades.

 

 5. Conforme o Art. 23 da LDB, Lei
n.º 9.394/96, “a Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos
semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não
seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma
diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem
assim o recomendar”.
Assinale a alternativa CORRETA
quanto ao previsto nesse artigo.
A) Indica que a idade é o único
critério para a organização da escolaridade inicial.
B) Determina regras e obrigações
para a Educação Básica; especificamente, para o Ensino Fundamental.
C) Aponta que não há possibilidade
de flexibilizar a organização e tempos escolares.

D) Possibilita a organização da
escolarização inicial da educação básica apenas em séries anuais.

E) Incentiva a criatividade e
insiste na flexibilização da organização da Educação Básica; consequentemente,
do Ensino Fundamental.

 

 6. Segundo o Caderno TP1, Coleção
Gestar, quanto à avaliação, para desenvolver um trabalho mais eficiente na
preparação para o exercício da cidadania, conforme preconiza o Art. 2 da LDB,
julgue os itens a seguir.

I. A avaliação deve dar mais
importância ao processo de resolução de um problema do que ao resultado obtido.
II. A avaliação deve considerar o
erro como parte integrante do processo de aprendizagem, analisando-o com o
aluno para que ele possa redirecionar suas ações.
III. A avaliação não precisa se
preocupar em valorizar o estabelecimento de relações entre conhecimentos já
construídos, uma vez que uma boa pedagogia resolverá as defasagens que o aluno
traz.
IV. A avaliação deve observar que o
processo de recriação de uma ideia, de um conceito, de registros deve ser
garantido na sala de aula como ocorre com a humanidade, permitindo que a
criança erre, avance, retroceda, enfim, elabore seu conhecimento com algum
sentido.
Marque a alternativa CORRETA.
A) Somente I e II estão corretos.
B) Somente II, III e IV estão
corretos.
C) Somente I, II, e IV estão
corretos.
D) Somente III e IV estão corretos.
E) Somente II e III estão corretos.

7. A lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394, em um dos seus artigos reza que “Os
currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ter uma base comum, a ser
complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma
parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da
sociedade da cultura, da economia e da clientela”. Conforme o enunciado:

I. os currículos a que
alude a LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e
da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e
política, especialmente do Brasil.
II. o ensino da Arte
constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação,
podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o
desenvolvimento cultural dos alunos.
III. a Educação Física,
integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório
da Educação Básica.
IV. a disciplina de
Educação Ambiental é de caráter obrigatório, porém deverá ser adequada às
características regionais ou à comunidade local.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
A) somente I e III.
B) somente I e IV.
C) somente I, II e IV.
D) somente a I.
E) somente I, III e IV.

 8.O Capítulo V da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei n.º 9.394/96, Art. 59, assegura:

A) currículos, métodos e técnicas,
além de recursos educativos e organização específicos, para atendimento de
educandos portadores de necessidades especiais.
B) terminalidade diferenciada da
oferta de ensino regular para os educandos portadores de necessidades
especiais, apenas para os superdotados.
C) professores com especialização
adequada apenas em nível superior, para atendimento dessa demanda.
D) professores do ensino regular
deverão assumir a inclusão de educandos com necessidades especiais, independentemente
de sua capacitação para isso.
E) educação para o trabalho,
conforme organização social corriqueira, sem distinção dos demais educandos
inseridos nas características de normalidade ou dotação de habilidades
consideradas superiores à média da população em geral.

9. O inciso III do art. 59 da LDBEN
(Lei n.º 9.394/96) refere-se a dois perfis de professores para atuar com alunos
que apresentem necessidades ducacionais especiais: o professor da classe comum
capacitado e o professor especializado em educação especial. Deste último,
espera-se que:

A) caracterize as necessidades
educacionais especiais.
B) defina e implemente respostas
educativas a necessidades educacionais especiais.
C) mantenha-se isolado dos
professores da classe comum.
D) descomprometa-se dos processos de
desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
E) desconsidere o desenvolvimento de
estratégias de flexibilização, adaptação curricular e práticas pedagógicas
alternativas.

 10. A LDB (Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Nº 9394/96) no seu art 29, aprecia
a Educação Infantil como sendo a primeira etapa da educação básica a ser
oferecida em creches e pré escolas. Senso assim é:

a) Um direito Municipal, as creches
assumem diferentes funções, priorizando apenas o cuidar das crianças pequenas, deixando o
educar para o ensinar para o ensino fundamental.
b) Um dever do Estado, as creches e
pré escolas ficam com toda tarefa de brincar, cuidar e educar as crianças
pequenas.
c) Um direito político, as creches e
pré escolas tem como finalidade garantir que a criança
pequena conclua as etapas da
educação infantil, ficando a cargo da família a opção de levar a criança para matricular.
d) Um direito social, as creches e
pré escolas têm como tarefa, complementar e compartilhar com as famílias e
comunidade a função de cuidar e educar as crianças pequenas, buscando seu
desenvolvimento integral nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e
social.

Caso deseje o gabarito e mais questões. Peça nos comentários. Será um prazer lhe ajudar.

5 comentários em “Questões de concurso – LDB”

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