Grandezas e Medidas 4º e 5º Ano
Neste post, vamos falar sobre Grandezas e Medidas no 4º e 5º ano. Essa é uma disciplina muito importante para os alunos nessa fase de ensino, pois é a base para o desenvolvimento de habilidades matemáticas mais avançadas. Vamos discutir sobre o Sistema Internacional de Medidas (SI) e as diferentes unidades de medida utilizadas, como comprimento, massa, temperatura, capacidade e tempo.
Também abordaremos algumas atividades e exercícios para auxiliar no aprendizado sobre grandezas e e medidas e promover a retenção de conhecimento. A compreensão das grandezas e medidas é fundamental para expressar informações de forma precisa e concisa, especialmente em campos técnicos e científicos. Através de questões, os estudantes aprendem a descrever resultados e conceitos de maneira clara, o que é uma habilidade essencial em qualquer profissão. Continue lendo para obter informações valiosas sobre Grandezas e Medidas no 4ºe 5º ano.
Grandezas:
As grandezas são características mensuráveis dos objetos ou fenômenos ao nosso redor. Em outras palavras, elas representam aspectos específicos de algo que podem ser quantificados. Algumas das grandezas mais comuns incluem:
- comprimento
- massa
- tempo
- temperatura
- velocidade
- volume
Cada grandeza é expressa em termos de um número e uma unidade de medida.
Medidas:
As medidas são a maneira pela qual expressamos o valor de uma grandeza. Para que as medidas sejam significativas e universalmente compreensíveis, utilizamos unidades de medida. Por exemplo, ao medir o comprimento de um objeto, podemos expressá-lo em metros (m), centímetros (cm) ou outras unidades apropriadas. Medir a massa de um objeto pode ser feito em quilogramas (kg) ou gramas (g). As unidades de medida são essenciais para descrever precisamente as grandezas e realizar comparações significativas entre elas.
Sistema Internacional de Medidas:
O Sistema Internacional de Unidades, ou SI, é o sistema padrão internacional que estabelece as bases para medir grandezas de forma consistente em todo o mundo. O SI é baseado em sete unidades de base fundamentais, cada uma correspondendo a uma grandeza específica. São elas:
- Metro (m): Unidade de comprimento.
- Quilograma (kg): Unidade de massa.
- Segundo (s): Unidade de tempo.
- Ampère (A): Unidade de corrente elétrica.
- Kelvin (K): Unidade de temperatura termodinâmica.
- Mol (mol): Unidade de quantidade de substância.
- Candela (cd): Unidade de intensidade luminosa.
Além das unidades de base, o SI permite a criação de unidades derivadas, obtidas a partir das unidades de base. Por exemplo, a velocidade é uma grandeza derivada que é expressa em metros por segundo (m/s).
Uma característica importante do SI é a possibilidade de usar prefixos para ajustar a escala das unidades. Por exemplo, “kilo-” (k) significa mil vezes, então um quilograma é mil vezes mais pesado que um grama.
O SI é fundamental em muitos campos, da ciência à engenharia e da medicina à indústria. Ele torna as medidas mais precisas, universalmente compreensíveis e facilita a conversão entre diferentes unidades.
Em resumo, as grandezas e medidas desempenham um papel crucial em nossas vidas diárias e na compreensão do mundo ao nosso redor. O Sistema Internacional de Unidades é a linguagem comum que torna possível expressar e compartilhar essas medidas de forma padronizada e precisa, independentemente de onde estejamos no planeta. É uma ferramenta essencial para a ciência e a sociedade, garantindo que possamos comunicar e compreender as grandezas em qualquer lugar do mundo.
BNCC e Grandezas e Medidas 4 e 5º Ano
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. No caso de Grandezas e Medidas no 4 e 5º Ano, a BNCC estabelece que os estudantes devem ser capazes de compreender e utilizar corretamente as unidades de medida, bem como resolver problemas envolvendo diferentes grandezas. É importante ressaltar a importância de alinhar o conteúdo das aulas com as diretrizes da BNCC, garantindo assim um ensino de qualidade e o pleno desenvolvimento dos alunos.
Estratégias de Ensino sobre Grandezas e Medidas 4º e 5º Ano
Para garantir uma aula eficaz sobre Grandezas e Medidas no 4º e 5º ano, é importante utilizar estratégias de ensino que despertem o interesse dos alunos e facilitem a compreensão do conteúdo. Algumas sugestões incluem o uso de jogos educativos, atividades práticas envolvendo medidas, demonstrações visuais e o incentivo à resolução de problemas reais. Essas estratégias ajudam os alunos a conectar o aprendizado com situações do cotidiano, tornando o ensino mais significativo e estimulante.
Plano de Aula sobre Grandezas e Medidas 4º e 5º Ano
Objetivo
O objetivo deste plano de aula é proporcionar aos alunos do 4º e 5º ano uma compreensão sólida sobre o conceito de Grandezas e Medidas, além de desenvolver suas habilidades de resolução de problemas envolvendo medidas.
Metodologia
- Apresentação do tema e revisão dos conceitos básicos de Grandezas e Medidas;
- Demonstrar a importância do Sistema Internacional de Medidas (SI);
- Explorar as diferentes unidades de medida, como comprimento, massa, temperatura, capacidade e tempo;
- Realizar atividades práticas para fixação dos conteúdos aprendidos;
- Aplicação de exercícios e problemas para promover a prática e o aprofundamento dos conhecimentos.
Exercícios sobre Grandezas e Medidas 4º e 5º Ano
Questão 01
Calcule a área de um retângulo cuja base mede 8 cm e a altura mede 5 cm.
a) 40 cm²
b) 13 cm²
c) 26 cm²
d) 20 cm²
Questão 02
Faltam 28 dias para o aniversário de Pedro. Quantas semanas completas faltam para o aniversário dele.
a) 3
b) 5
c) 4
d) 6
Questão 03
Um recipiente tem capacidade para 500 ml de água. Quanto isso representa em litros?
a) 0,05 litros
b) 5 litros
c) 0,5 litros
d) 50 litros
Questão 04
Veja o que aconteceu em um jogo de futebol:
A duração do jogo foi:
a) 48 min.
b) 46 min.
c) 94 min.
d) 66 min.
Questão 05
Um voo de avião de São Paulo para Rio de Janeiro tem duração média de 45 minutos. Converta esse tempo para horas.
a) 0,75 horas
b) 1,5 horas
c) 0,25 horas
d) 4,5 horas
Questão 06
Quantos garrafões de 5 litros são necessários para engarrafar 315 litros de vinho?
a) 62 garrafões
b) 53 garrafões
c) 63 garrafões
d) 73 garrafões
Questão 07
Joana faz corridas as tardes no calçadão que fica em torno do ginásio poliespórtivo de Sobral. Ela leva meia hora para dar quatro voltas no calçadão. Em uma hora e meia ela dará:
a) duas voltas
b) oito voltas
c) doze voltas
d) dez voltas
Questão 08
Veja a compra que Dona Júlia fez. Dona Júlia parcelou o pagamento de sua TV a cores em 24 meses. Quantos dias aproximadamente Dona Júlia demorou a quitar as prestações da TV?
a) 972 dias
b) 732 dias
c) 632 dias
d) 832 dias
Questão 09
Numa campanha foram arrecadados de alimentos, 10 pacotes de macarrão com 9 kg, 12 fardos de açúcar com 8 kg e 15 caixas de leite com 11 kg. Então foram arrecadados.
a) 252 Kilos de alimentos
b) 300 Kilos de alimentos
c) 351 Kilos de alimentos
d) 399 Kilos de alimentos
Questão 10
O quadro abaixo, mostra a extensão em quilômetros de algumas ferrovias:
A diferença entre a extensão da ferrovia Ivaí e a ferrovia Tiête é de:
a) 20 km
b) 35 km
c) 55 km
d) 30 km
Questão 11
Na tabela abaixo, são apresentadas informações de algumas cidades da região norte de Ceará:
A Cidade que tem maior população é:
a) Santa Quitéria
b) Forquilha
c) Sobral
d) Camocim
Questão 12
Carlos e Ana vão para o cinema Renata Aragão assistir o filme A era do gelo 2, chegando lá viram que o filme iria começar ás 18:00 min e tinha uma duração de 3 horas e meia. A que horas o filme terminará:
a) 21h 30min
b) 22h 30 min
c) 20h 30 min
d)20h 45 min
Questão 13
Um Zootecnista que estuda o comportamento dos animais da raça nelore para saber a característica de reprodução, passou um período observando os bovinos na fazendo do senhor João: de 6 de maio a 6 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses o zootecnista ficou na fazenda estudando o comportamento dos animais?
a) 2 meses
b) 5 meses
c) 7 meses
d) 6 meses
Questão 14
Uma fábrica produz mensalmente 1.000,00 tabletes de doce de leite. Esses tabletes são embalados em caixas com 25 unidades. Quantas caixas são necessárias para embalar a produção mensal dessa fábrica?
a) 2o caixas
b) 30 caixas
c) 40 caixas
d) 50 caixas
Questão 15
Danilo acordou às 08:45 e saiu de casa após 45 minutos. Que horas ele saiu de casa?
a) 09:25
b) 09:30
c) 09: 40
d) 09:15
Gabarito do Exercício de Grandezas e Medidas 4º e 5º Ano:
1º. a) 40 cm
2º. a) 4 semanas
3º. c) 0,5 litro
4º. a) 94 min
5º. a) 0,75 horas
6º. c) 63 garrafões
7º. c) 12 voltas
8º. b) 730 dias
9º. c) 351 Kilos de alimentos
10º. d) 30 km
11º. c) Sobral
12º. a) 21h 30 min
13º. c) 7 meses
14º. c) 40 caixas
15º. b) 09:30
As questões relacionadas a grandezas e medidas 4º e 5º Ano, desempenham um papel fundamental no processo de aprendizado e na fixação desse conteúdo. Essa área da matemática é essencial em nossa vida cotidiana, pois nos permite quantificar e compreender o mundo ao nosso redor. Ao utilizarmos questões que abordam grandezas e medidas como ferramentas de ensino e aprendizado, podemos obter diversos benefícios que contribuem para a consolidação do conhecimento.
Primeiramente, a prática constante com questões sobre grandezas e medidas estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Ao enfrentar desafios relacionados a medições, conversões de unidades e cálculos envolvendo grandezas e medidas, os estudantes são incentivados a aplicar conceitos matemáticos em situações reais. Isso não apenas aprimora suas habilidades de raciocínio lógico, mas também os prepara para lidar com situações do dia a dia que exigem o uso de medidas, como cozinhar, construir, ou até mesmo gerenciar finanças.
Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios
Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios sobre Grandezas e Medidas 4º e 5º ano. E se você vai aplicar avaliações em sua turma, a “Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares” é uma ferramenta que permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares.
Ela oferece recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha. A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades. Acesse nossa Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares para saber mais.
Pacote de Slides
Para ajudar ainda mais na sua aula sobre Grandezas e Medidas no 4º e 5º ano, oferecemos o Pacote de Slides de Matemática – 4º e 5º Ano. Esse material contém uma série de slides prontos para uso em sala de aula, abordando os principais conceitos de matemática para essa faixa etária. Com o Pacote de Slides, você poderá enriquecer suas aulas e facilitar a compreensão dos alunos. Para adquirir o Pacote de Slides de Matemática – 4º e 5º Ano, acesse nossa página de materiais.
Cursos na área da educação
Se você está buscando por Grandezas e Medidas no 4º e 5º ano, certamente é porque é um profissional ou estudante na área da educação. Constantemente, é necessário se atualizar e estudar sobre novos assuntos através de cursos. Os cursos na área da educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:
- Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.
- Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.
- Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
- Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
- Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.
Para conferir os cursos disponíveis, clique no link abaixo:
Cursos na Área da Educação
Didáticas sobre Grandezas e Medidas 4º e 5º Ano em Concursos
É importante ressaltar que a didática do professor é fundamental para uma aula eficiente sobre Grandezas e Medidas 4º e 5º Ano.
Por isso, é essencial se preparar para etapas de concursos ou seleções que exigem aulas práticas. Uma sugestão de material que pode auxiliar nesse processo são as Milhares de Questões para Concursos de Professores. Resolver questões é uma excelente forma de estudar e se preparar para essas etapas. Para conhecer o material, clique no link abaixo:
Milhares de Questões para Concursos de Professores
Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?
Lembramos também que nem todos os alunos do 5º ano acompanham o ritmo da turma, e é importante oferecer atividades extras para aqueles que possuem dificuldades de aprendizagem. Pensando nisso, além do exercício de Grandezas e Medidas 4º e 5º ano, disponibilizamos um pacote de atividades para alfabetizar, que é ideal para essas situações. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:
Pacote de Atividades para Alfabetizar
Nosso Canal No Youtube
Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:
Desafios Matemáticos – Youtube
Convite Para Conhecer Outros Materiais
Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:
Nossa Loja
Posts Semelhantes: