EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano;
Nas turmas de 5º ano, a habilidade EF05MA19 é trabalhada com o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de resolver e elaborar problemas que envolvem medidas e grandezas. Durante as aulas, são abordados conteúdos relacionados ao comprimento, área, massa, tempo, temperatura, capacidade, transformações, unidades usuais, contextos socioculturais e sistema monetário. Essas habilidades são fundamentais para que os alunos compreendam e apliquem conceitos matemáticos no seu dia a dia, de forma contextualizada e significativa.
BNCC e EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano;
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a habilidade EF05MA19 tem como objetivo principal desenvolver a capacidade dos alunos de resolver e elaborar problemas envolvendo medidas e grandezas. Essa habilidade está diretamente relacionada ao campo de Experiências numéricas e espaciais, presente na área de Matemática.
Ao trabalhar com a habilidade EF05MA19, é possível promover o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a resolução de problemas, o raciocínio lógico-matemático, a comunicação e a argumentação. Além disso, essa habilidade contribui para a formação de cidadãos capazes de utilizar conceitos matemáticos no seu cotidiano, em situações reais e desafiadoras.
Estratégias de Ensino sobre EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano
Para promover uma boa aula sobre a habilidade EF05MA19, é importante utilizar estratégias que favoreçam a participação ativa dos alunos e a construção do conhecimento de forma significativa. Algumas estratégias que podem ser utilizadas são:
1. Contextualização: Introduza o conteúdo relacionando-o com situações do cotidiano dos alunos. Demonstre como as medidas e grandezas estão presentes em diferentes contextos, como compras no supermercado, construções, entre outros.
2. Utilização de materiais concretos: Explore o uso de materiais manipulativos, como réguas, balanças, termômetros, entre outros, para que os alunos possam visualizar e realizar medições reais.
3. Resolução de problemas: Proponha problemas que envolvam medidas e grandezas, desafiando os alunos a encontrar soluções e justificar seus raciocínios. Incentive a troca de ideias e estratégias entre os alunos.
4. Jogos e atividades lúdicas: Utilize jogos educativos e atividades lúdicas que estimulem o raciocínio lógico-matemático. Eles ajudam a tornar o aprendizado mais divertido e envolvente.
5. Uso da tecnologia: Aproveite recursos tecnológicos, como aplicativos e softwares educativos, para explorar as medidas e grandezas de forma interativa. Isso pode deixar a aula mais dinâmica e atrativa para os alunos.
Plano de Aula sobre EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano
Objetivo
O objetivo deste plano de aula é desenvolver nos alunos a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvem medidas e grandezas, conforme a habilidade EF05MA19 da BNCC. Através de atividades práticas e contextualizadas, pretende-se que os alunos compreendam a importância das medidas no seu cotidiano e sejam capazes de utilizar corretamente as unidades de medida em diferentes situações.
Metodologia
1. Aquecimento: Inicie a aula fazendo perguntas aos alunos sobre situações cotidianas que envolvam medidas, como por exemplo, “Quanto mede a altura da porta da sala de aula?” ou “Quanto pesa um pacote de arroz?”.
2. Contextualização: Apresente aos alunos diferentes contextos em que as medidas e grandezas são utilizadas, como construções, receitas de culinária, compras no supermercado, entre outros. Estimule-os a refletir sobre a importância de saber fazer medições corretas.
3. Atividades práticas: Divida os alunos em grupos e proponha atividades em que eles tenham que utilizar diferentes unidades de medida para realizar medições. Por exemplo, pedir para medir o comprimento de um objeto utilizando uma régua, a capacidade de um recipiente utilizando um copo medidor, entre outros.
4. Resolução de problemas: Apresente aos alunos problemas que envolvam medidas e grandezas, desafiando-os a encontrar soluções. Estimule a troca de ideias e estratégias entre os grupos.
5. Avaliação: Faça uma atividade de avaliação individual para verificar o aprendizado dos alunos em relação à habilidade EF05MA19. Pode ser uma lista de exercícios ou um problema para resolver.
6. Fechamento: Encerre a aula fazendo uma reflexão com os alunos sobre a importância de saber utilizar corretamente as unidades de medida e como isso pode auxiliá-los em diversas situações do cotidiano.
Exercícios sobre EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano
Questão 01 – EF05MA19
Questão 01: Um objeto tem 25 cm de comprimento. Quanto isso representa em metros?
A) 0,25 m
B) 0,5 m
C) 2,5 m
D) 25 m
Questão 02 – EF05MA19
Um carro viaja a uma velocidade média de 90 km/h. Se ele percorrer 180 km, quanto tempo levará para chegar ao destino?
a) 1 hora
b) 2 horas
c) 3 horas
d) 4 horas
Questão 03 – EF05MA19
Se 2 litros de suco custam R$6, quanto custarão 5 litros do mesmo suco?
a) R$10
b) R$12.50
c) R$15
d) R$20
Questão 04 – EF05MA19
Em uma receita de bolo, a quantidade de farinha de trigo é diretamente proporcional ao número de bolos que você deseja fazer. Se para 2 bolos você precisa de 200g de farinha, quanto você precisaria para fazer 5 bolos?
a) 250g
b) 400g
c) 500g
d) 600g
Questão 05 – EF05MA19
Em um restaurante, um garçom serve 4 mesas em 20 minutos. Quantas mesas ele servirá em 1 hora?
a) 6 mesas
b) 12 mesas
c) 16 mesas
d) 20 mesas
Questão 06 – EF05MA19
Uma impressora leva 15 minutos para imprimir 30 páginas. Quantas páginas ela imprimirá em 1 hora?
a) 60 páginas
b) 90 páginas
c) 120 páginas
d) 150 páginas
Questão 07 – EF05MA19
Se 5 metros de tecido custam R$20, quanto custarão 12 metros do mesmo tecido?
a) R$48
b) R$52
c) R$60
d) R$72
Questão 08 – EF05MA19
Se 3 pacotes de arroz pesam 6 kg, qual será o peso de 9 pacotes do mesmo arroz?
a) 12 kg
b) 18 kg
c) 24 kg
d) 27 kg
Questão 09 – EF05MA19
Se um recipiente contém 2 litros de água, quantos mililitros de água ele contém?
a) 20 mL
b) 200 mL
c) 20000 mL
d) 2000 mL
Questão 10 – EF05MA19
Um pacote de farinha de trigo pesa 1,5 kg. Quantos gramas de farinha de trigo há nesse pacote?
a) 15 g
b) 150 g
c) 1500 g
d) 15000 g
Questão 11 – EF05MA19
Se a temperatura de um forno é de 180°C e você a diminui em 40 graus Celsius, qual será a nova temperatura?
a) 120°C
b) 140°C
c) 160°C
d) 200°C
Questão 12 – EF05MA19
Que instrumento é mostrado na imagem e qual é a temperatura exibida nele
a) Termômetro 35,6°C
b) Trena, 25°C
c) Termômetro, 36,6°C
d) Régua, 36,6°C
Gabarito:
Questão 01 – A) 0,25 m
Questão 02 – b) 2 horas
Questão 03 – c) R$15
Questão 04 – c) 500g
Questão 05 – b) 12 mesas
Questão 06 – c) 120 páginas
Questão 07 – a) R$48
Questão 08 – b) 18 kg
Questão 09 – d) 2000 mL
Questão 10 – c) 1500 g
Questão 11 – b) 140°C
Questão 12 – Termômetro, 36,6°C
Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios
Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. E se você vai aplicar avaliações envolvendo EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano, a “Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares” é uma ferramenta que permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares. Ela oferece recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha.
A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades. Aproveite e conheça nossa Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares.
Pacote de Slides
A fim de auxiliar no ensino da habilidade EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano, oferecemos um Pacote de Slides de Matemática para 4º e 5º Ano. Esses slides são uma excelente ferramenta para apresentar os conteúdos de forma visualmente atrativa, tornando a aula mais dinâmica e interativa. Acesse nosso Pacote de Slides de Matemática – 4º e 5º Ano e potencialize seu ensino.
Cursos na área da educação
Se você está buscando por EF05MA19 – Habilidade – Exercícios 5º Ano, certamente é porque é profissional ou estudante na área da educação. De modo que constantemente precisa se atualizar e estudar sobre novos assuntos através de cursos. Os cursos em educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:
– Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.
– Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.
– Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
– Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
– Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.
Para conferir os cursos disponíveis, clique no link abaixo:
Cursos na Área da Educação
Didáticas para EF05MA19 5º Ano em Concursos
O objetivo deste post é melhorar cada vez mais sua aula de EF05MA19 5º Ano, para deixar a sua didática mais eficiente. E com isso ficar preparado para etapas em concursos ou seleções que exigem aulas práticas. É fato que muitos professores estão em sala de aula de forma temporária ou se são concursados pretendem fazer outros concursos. Talvez você que é professor de matemática das séries iniciais esteja estudando para concursos e seleções. Um bom método para estudo é resolver questões. Por isso, segue uma sugestão de material:
Milhares de Questões para Concursos de Professores
Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?
Nem todos os alunos do 5º ano acompanham o ritmo da turma. E certamente você é um(a) professor(a) que ensina todas as disciplinas. E sabe que os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem precisam de atenção especial em atividades de leitura, escrita e outras. E às vezes é preciso de uma atividade extra quando está ensinando para os demais alunos. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:
Pacote de Atividades para Alfabetizar
Nosso Canal No Youtube
Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:
Desafios Matemáticos – Youtube
Convite Para Conhecer Outros Materiais
Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:
Nossa Loja
Posts Semelhantes:
EF05MA06 – Habilidade – Exercícios 5º Ano
EF05MA05 – Habilidade – Exercícios 5º Ano
EF05MA07 – Habilidade – Exercícios 5º Ano
EF05MA08 – Habilidade – Exercícios 5º Ano