Cursos com Acesso 100 % GRATUITO! Certificado após Avaliação.

EF05MA07 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

EF05MA07 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

Nas turmas de 5º ano, é importante trabalhar a habilidade EF05MA07, que envolve a resolução e elaboração de problemas de adição e subtração com números naturais e números racionais na representação decimal. Essa habilidade visa desenvolver estratégias de cálculo por estimativa, promovendo o raciocínio lógico e a compreensão dos números. Além disso, essa habilidade está presente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que orienta os conteúdos e competências a serem desenvolvidos na educação básica.

BNCC e EF05MA07 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece diretrizes para o ensino de Matemática, e a habilidade EF05MA07 é uma das competências que devem ser trabalhadas no 5º ano. Através dessa habilidade, os alunos serão capazes de resolver e elaborar problemas envolvendo adição e subtração de números naturais e racionais na representação decimal. Essa habilidade busca desenvolver o raciocínio lógico, a habilidade de cálculo por estimativa e a compreensão dos números, contribuindo para a formação integral dos estudantes.

Estratégias de Ensino sobre EF05MA07 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

Para uma boa aula sobre a habilidade EF05MA07, é importante utilizar estratégias que estimulem o interesse e o envolvimento dos alunos. Alguns exemplos de estratégias que podem ser utilizadas são:

1. Jogos educativos: Utilizar jogos que envolvam a resolução de problemas de adição e subtração, de forma lúdica e divertida.

2. Atividades práticas: Realizar atividades práticas, como a resolução de situações-problema do cotidiano, envolvendo adição e subtração de números racionais na representação decimal.

3. Uso de materiais concretos: Utilizar materiais concretos, como blocos ou fichas, para auxiliar na compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos.

4. Aprendizagem cooperativa: Incentivar a interação entre os alunos, promovendo a troca de ideias e o trabalho em equipe na resolução dos problemas.

5. Uso de tecnologia: Utilizar recursos tecnológicos, como aplicativos e jogos digitais, para complementar as atividades e tornar o aprendizado mais dinâmico.

Plano de Aula sobre EF05MA07 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

Objetivo

O objetivo deste plano de aula é desenvolver a habilidade EF05MA07, através da resolução e elaboração de problemas de adição e subtração com números naturais e racionais na representação decimal, estimulando o raciocínio lógico e a compreensão dos números.

Metodologia

1. Apresentação do conteúdo: Explique aos alunos o que são números naturais e racionais na representação decimal e como realizar as operações de adição e subtração com esses números.

2. Exemplos práticos: Demonstre exemplos práticos de problemas envolvendo adição e subtração, utilizando situações do cotidiano dos alunos.

3. Resolução em grupo: Divida a turma em grupos e proponha problemas para eles resolverem em conjunto, incentivando a troca de ideias e o trabalho em equipe.

4. Discussão em sala: Promova uma discussão em sala de aula para que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas para resolver os problemas e debatam suas soluções.

5. Reflexão e fixação: Peça aos alunos para refletirem sobre a importância da habilidade EF05MA07 e como ela pode ser aplicada em seu dia a dia.

Exercícios sobre EF05MA07 – Habilidade – Exercícios 5º Ano

Questão 01 – (EF05MA07)

Agora, vamos praticar a habilidade EF05MA07 com uma atividade de adição e subtração. Resolva os seguintes problemas:

A) 25 + 13 =
B) 42 – 18 =
C) 7,5 + 3,2 =
D) 9,6 – 4,3 =

Questão 02 – (EF05MA07)

Dona Maricota foi ao mercado semana passada e fez uma compra de R$ 415,80, essa semana foi novamente, e comprando exatamente os mesmos produtos, pagou R$ 208,56 a mais.

Marque a alternativa que indica o valor da compra de Dona Maricota.

a) R$ 524,54

b) R$ 623,66

c) R$ 624,36

d) R$ 566,20

Questão 03 – (EF05MA07)

Resolva os problemas:

A) 67 + 29 =

B) 95 – 48 =

C) 2,7 + 1,8 =

D) 6,9 – 3,2 =

E) 123 + 45 =

F) 87 – 23 =

G) 9,3 + 2,5 =

H) 7,8 – 3,9 =

I) 789 + 123 =

J) 432 – 256 =

K) 5,6 + 3,2 =

L) 9,4 – 1,8 =

Questão 04 – (EF05MA07)

O pai de Joana lhe deu R$ 45,70, com esse valor ela foi a papelaria, pois precisava comprar um caderno, um lápis e uma caneta. Na tabela abaixo temos os materiais e os valores.

EF05MA07 2 1

A) Então, com o valor que Joana tinha, quais materiais comprou?

B) Agora que descobriu o valor dos materiais comprados por Joana, responda: Sobrou dinheiro depois das compras feitas? Quanto?

C) Desafio! Tente fazer mentalmente uma estimativa de quanto custa o Caderno luxo 45,20 + Caneta suprema 14,80 + Lápis 1.7 5,00.

D) Faça uma subtração! Descubra qual a diferença de valor entre os materiais que Joana comprou e os outros materiais da tabela. Qual será essa diferença?

Questão 05 – (EF05MA07)

O João está economizando dinheiro para comprar um videogame que custa R$500. Ele já economizou R$200. Quanto mais dinheiro ele precisa economizar para comprar o videogame?

a) R$200

b) R$300

c) R$400

d) R$100

Questão 06 – (EF05MA07)

Maria quer assar bolos para vender. Ela comprou 2 kg de farinha de trigo, 1 kg de açúcar e 0,5 kg de chocolate. Quantos quilos de ingredientes ela tem no total?

a) 2 kg

b) 3,5 kg

c) 3 kg

d) 4,5 kg

Questão 07 – (EF05MA07)

Pedro está medindo a altura de sua planta de estimação. Ele percebe que ela cresceu 30 centímetros em um mês e agora mede 120 centímetros. Quanto media a planta no mês anterior?

a) 90 cm

b) 60 cm

c) 120 cm

d) 150 cm

Questão 08 – (EF05MA07)

Ana quer dividir suas economias entre comprar um skate que custa R$300 e um videogame que custa R$250. Quanto dinheiro ela precisa economizar no total?

a) R$250

b) R$550

c) R$50

d) R$150

Questão 09 – (EF05MA07)

Na escola, Lucas e Sofia estão fazendo uma competição de pulo em distância. Lucas pulou 30/10 metros e Sofia pulou 3 metros. Quem pulou mais longe?

a) Lucas

b) Sofia

c) Os dois pularam a mesma distância

d) Não é possível determinar a distância

Questão 10 – (EF05MA07)

Giovane tinha 642 cartinhas Pókemon em sua coleção. Hoje, sua amiga Débora deu-lhe 45 cartinhas, mas ela perdeu 30 delas.
Quantos cartinhas Pókemon Giovane têm em sua coleção agora?

a) 600

b) 520

c) 636

d) 657

Questão 11 – (EF05MA07)

Observe a tabela de brinquedos da loja ALEGRIA DAS CRIANÇAS:

EF05MA07 2 2

A) O brinquedo mais caro é:

a) bola

b) trenzinho

c) avião

d) patins

B) Eu tinha 98 reais comprei a bola, recebi de troco:

a) R$ 31,00

b) R$ 51,00

c) R$ 71,00

d) R$ 61,00

C) Eu tinha R$185,00 fui a loja e queria comprar todos os brinquedos, o dinheiro foi pouco por isso tive que ficar devendo a loja . O valor da dívida foi:

a) R$ 25,00

b) R$ 15,00

c) R$ 35,00

d) R$ 10,00

Questão 12 – (EF05MA07)

Um prédio de estacionamento tem 3 andares, todos com o mesmo número de vagas, num total de 963 vagas.

A) Em cada andar há:

a) 311 vagas

b) 321 vagas

c) 221 vagas

d) 231 vagas

B) Se fossem 4 andares, com 884 no total, quantas vagas haveria por andar? 

a) 242

b) 322

c) 222

d) 422

Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios

Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. E se você vai aplicar avaliações relacionadas à habilidade EF05MA07, a Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares é uma ferramenta que permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares. Ela oferece recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha. A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades.

Acesse nossa planilha Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares e potencialize sua prática pedagógica.

Pacote de Slides

Se você está lecionando sobre EF05MA07 5º ano, temos o material perfeito para auxiliar em suas aulas. Conheça nosso Pacote de Slides de Matemática – e 5º Ano, que contém recursos visuais e atividades prontas para usar em suas apresentações. Com esse material, você poderá tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas, facilitando o aprendizado dos alunos.

Acesse o link e saiba mais sobre nosso PACOTE DE SLIDES.

Cursos na área da educação

Se você está buscando por EF05MA07 5º ano, certamente é porque é profissional ou estudante na área da educação. De modo que constantemente precisa se atualizar e estudar sobre novos assuntos através de cursos. Os cursos em educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:

– Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.
– Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.
– Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
– Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
– Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.

Para conferir os cursos disponíveis, clique no link abaixo:

Cursos na Área da Educação

Didáticas para EF05MA07 5º Ano em Concursos

O objetivo deste post é melhorar cada vez mais sua aula de EF05MA07 5º ano para deixar a sua didática mais eficiente. E com isso ficar preparado para etapas em concursos ou seleções que exigem aulas práticas. É fato que muitos professores estão em sala de aula de forma temporária ou se são concursados pretendem fazer outros concursos. Talvez você que é professor de matemática das séries iniciais esteja estudando para concursos e seleções. Um bom método para estudo é resolver questões. Por isso, segue uma sugestão de material:

Milhares de Questões para Concursos de Professores

Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?

Nem todos os alunos do 5º ano acompanham o ritmo da turma. E certamente você é um(a) professor(a) que ensina todas as disciplinas. E sabe que os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem precisam de atenção especial em atividades de leitura, escrita e outras. E às vezes é preciso de uma atividade extra quando está ensinando  para os demais alunos. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:

Pacote de Atividades para Alfabetizar

Nosso Canal No Youtube

Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:

Desafios Matemáticos – Youtube

Convite Para Conhecer Outros Materiais

Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:

Nossa Loja

Posts Semelhantes:

EF05MA05 – Habilidade – Exercícios 5ºAno

EF05MA08 – Habilidade – Exercícios 5º Ano 

Deixe um comentário

CURSOS ACESSO 100% GRATUITO

Cursos com certificados de 60, 80, 100, 120 e 160 Horas!

CURSOS COM CERTIFICADOS!

Válido em todo o Brasil! Útil para: Faculdades; Empregos; Currículos; Qualificação; Aperfeiçoamento, ...
SAIBA MAIS
Categorias

Participe do nosso grupo e receba atividades por e-mail!