EF04MA08 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Nas turmas de 4º ano, a habilidade EF04MA08 é trabalhada com o objetivo de desenvolver a resolução de problemas simples envolvendo contagem e determinação do número de agrupamentos e combinação de elementos em uma coleção. Essa habilidade busca utilizar estratégias e diferentes formas de registro, como suporte de imagem e material manipulável, para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos.
BNCC e EF04MA08 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Essa habilidade, EF04MA08, está de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que tem como objetivo garantir uma educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. Ao desenvolver atividades que envolvam o conteúdo proposto por essa habilidade, os alunos têm a oportunidade de adquirir competências matemáticas essenciais e desenvolver habilidades de resolução de problemas.
Estratégias de Ensino sobre EF04MA08 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Algumas estratégias que podem ser utilizadas para uma boa aula sobre EF04MA08 – Habilidade – Exercícios 4º Ano incluem:
– Apresentar situações-problema do cotidiano que envolvam contagem e combinação de elementos, incentivando os alunos a resolverem esses problemas de forma prática.
– Utilizar material manipulável, como palitos, bolas coloridas ou tampinhas, para que os alunos possam visualizar e contar os elementos, explorando diferentes formas de agrupamento.
– Incentivar o uso de diferentes formas de registro, como desenhos, tabelas ou gráficos, para que os alunos possam expressar suas ideias e soluções.
– Promover a participação ativa dos alunos em atividades em grupo, incentivando a troca de ideias e a colaboração.
Plano de Aula sobre EF04MA08 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Objetivo
O objetivo deste plano de aula é desenvolver a habilidade EF04MA08, por meio da resolução de problemas simples envolvendo contagem e combinação de elementos, utilizando estratégias e diferentes formas de registro.
Metodologia
– Apresentar aos alunos situações-problema que envolvam contagem e combinação de elementos;
– Explorar diferentes formas de agrupamento e fazê-los perceber que podem chegar ao mesmo resultado de formas diferentes;
– Utilizar material manipulável para auxiliar na compreensão do problema e na busca por soluções;
– Incentivar o uso de diferentes formas de registro, como desenhos, tabelas ou gráficos, para expressar as ideias e soluções;
– Promover a participação ativa dos alunos em atividades em grupo, incentivando a troca de ideias e a colaboração.
Exercícios sobre EF04MA08 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Questão 01 – (EF04MA08)
Na biblioteca, há 4 livros de aventura e 3 livros de mistério. Quantas maneiras diferentes de escolher um livro para ler existem?
a) 5
b) 6
c) 7
d) 8
Questão 02 – (EF04MA08)
Uma sorveteria oferece 4 sabores de sorvetes e 3 tipos de casquinha. Quantas combinações diferentes de sorvete em casquinhas podemos criar?
a) 7
b) 10
c) 12
d) 21
Questão 03 – (EF04MA08)
Você tem 2 camisetas, 4 calças e 2 pares de sapatos. Quantas maneiras diferentes de se vestir você pode criar, escolhendo uma camiseta, uma calça e um par de sapatos?
a) 14
b) 16
c) 12
d) 18
Questão 04 – (EF04MA08)
Maria tem 3 brinquedos vermelhas e 2 brinquedos azuis. Ela quer escolher uma boneca de cada cor para brincar hoje. Quantas opções diferentes de escolha Maria tem?
a) 4
b) 5
c) 6
d) 7
Questão 05 – (EF04MA08)
Você tem 3 blocos vermelhos, 2 blocos azuis e 2 blocos verdes. Quantas maneiras diferentes de organizar esses blocos em uma fila podem ser feitas?
a) 5
b) 12
c) 14
d) 21
Questão 06 – (EF04MA08)
Em uma estante, há 4 livros de aventura, 2 de ficção científica e 3 de mistério. Quantas maneiras diferentes de organizar esses livros na prateleira podem ser feitas?
a) 12
b) 18
c) 24
d) 36
Questão 07 – (EF04MA08)
A avó de Ana faz bolos de chocolate, morango e baunilha. Ela quer fazer um bolo de dois sabores diferentes. Quantas opções diferentes de combinações de sabores existem?
a) 3
b) 6
c) 9
d) 12
Questão 08 – (EF04MA08)
Em um estacionamento, há 5 carros, sendo 2 vermelhos, 2 azuis e 1 verde. Quantas maneiras diferentes de organizar esses carros em uma fila podem ser feitas?
a) 10
b) 15
c) 20
d) 30
Questão 09 – (EF04MA08)
Observe as peças de roupas das ilustrações abaixo. Observe que elas poderiam
ser combinadas de várias formas diferentes, por exemplo, blusa preta com saia branca,
blusa preta com saia azul, etc. Assinale a opção que corresponde a quantidade máxima
de combinações possíveis.
a) 8
b) 16
c) 32
d) 12
Questão 10 – (EF04MA08)
Na sorveteria, você pode escolher entre 3 sabores de sorvetes e 2 tipos de cobertura. Quantas combinações diferentes de sabor de sorvete e cobertura podem ser feitas?
a) 5
b) 6
c) 7
d) 8
Questão 11 – (EF04MA08)
Em um piquenique, há 5 sanduíches de queijo e 4 sanduíches de presunto. Quantas maneiras diferentes de escolher um sanduíche para o lanche existem?
a) 8
b) 9
c) 10
d) 11
Questão 12 – (EF04MA08)
Você está criando um mosaico usando azulejos de 3 formas diferentes: quadrados, triângulos e losangos. Se tem 4 quadrados, 3 triângulos e 2 losangos, quantas maneiras diferentes de organizar essas formas em seu mosaico podem ser feitas?
a) 24
b) 36
c) 48
d) 60
Gabarito:
Questão 01 – c) 7
Questão 02 – c) 12
Questão 03 – b) 16
Questão 04 – b) 5
Questão 05 – b) 12
Questão 06 – d) 36
Questão 07 – a) 3
Questão 08 – c) 7
Questão 09 – b) 16
Questão 10 – c) 48
Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios
Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. E se você vai aplicar avaliações envolvendo EF04MA08 – Habilidade – Exercícios 4º Ano, a “Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares” é uma ferramenta que permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares. Ela oferece recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha.
A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades. Aproveite e conheça nossa Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares.
Pacote de Slides
A fim de auxiliar no ensino da habilidade EF04MA08 – Habilidade – Exercícios 4º Ano, oferecemos um Pacote de Slides de Matemática para 4º e 5º Ano. Esses slides são uma excelente ferramenta para apresentar os conteúdos de forma visualmente atrativa, tornando a aula mais dinâmica e interativa. Acesse nosso Pacote de Slides de Matemática – 4º e 5º Ano e potencialize seu ensino.
Cursos na área da educação
Se você está buscando por EF04MA08 – Habilidade – Exercícios 4º Ano, certamente é porque é profissional ou estudante na área da educação. De modo que constantemente precisa se atualizar e estudar sobre novos assuntos através de cursos. Os cursos em educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:
– Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.
– Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.
– Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
– Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
– Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.
Para conferir os cursos disponíveis, clique no link abaixo:
Cursos na Área da Educação
Didáticas para EF04MA08 4º Ano em Concursos
O objetivo deste post é melhorar cada vez mais sua aula de EF04MA08 4º Ano, para deixar a sua didática mais eficiente. E com isso ficar preparado para etapas em concursos ou seleções que exigem aulas práticas. É fato que muitos professores estão em sala de aula de forma temporária ou se são concursados pretendem fazer outros concursos. Talvez você que é professor de matemática das séries iniciais esteja estudando para concursos e seleções. Um bom método para estudo é resolver questões. Por isso, segue uma sugestão de material:
Milhares de Questões para Concursos de Professores
Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?
Nem todos os alunos do 4º ano acompanham o ritmo da turma. E certamente você é um(a) professor(a) que ensina todas as disciplinas. E sabe que os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem precisam de atenção especial em atividades de leitura, escrita e outras. E às vezes é preciso de uma atividade extra quando está ensinando para os demais alunos. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:
Pacote de Atividades para Alfabetizar
Nosso Canal No Youtube
Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:
Desafios Matemáticos – Youtube
Convite Para Conhecer Outros Materiais
Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:
Nossa Loja
Posts Semelhantes: