EF04MA07 – Habilidade – Exercícios 4º Ano;
Nas turmas de 4º ano, a habilidade EF04MA07 é trabalhada com o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de realizar divisões com dois algarismos, utilizando estratégias como a repartição equitativa e o cálculo por estimativa. Além disso, essa habilidade envolve a resolução de problemas que envolvam a divisão e a utilização de algoritmos adequados.
É importante que os alunos compreendam os conceitos de divisão e divisor, sabendo identificar o resultado da divisão como uma medida ou quantidade resultante de uma repartição equitativa. Para isso, é fundamental que sejam utilizadas estratégias de ensino que promovam a compreensão desses conceitos, como o uso de material concreto e situações-problema do cotidiano.
BNCC e EF04MA07 – Habilidade – Exercícios 4º Ano;
A habilidade EF04MA07 está relacionada aos objetivos de aprendizagem estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 4º ano do Ensino Fundamental. Essa habilidade faz parte do campo de experiência Espaço e Forma, que tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de utilizar conhecimentos geométricos para reconhecer, descrever e representar formas e seus componentes, bem como para resolver problemas.
Ao trabalhar a EF04MA07, os professores estão contribuindo para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático dos alunos, estimulando a capacidade de resolver problemas, utilizar estratégias de cálculo, compreender e aplicar algoritmos, entre outras habilidades importantes nessa etapa de escolaridade.
Estratégias de Ensino sobre EF04MA07 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Para uma aula eficiente sobre a habilidade EF04MA07, é importante utilizar estratégias que promovam a compreensão dos conceitos e estimulem a participação ativa dos alunos. Algumas sugestões são:
1. Utilização de material concreto: Proporcione aos alunos a oportunidade de manipular objetos, como blocos ou palitos, para representar a divisão e compreender visualmente a repartição equitativa.
2. Situações-problema do cotidiano: apresente problemas que envolvam situações do dia a dia dos alunos, como repartir doces em uma festa ou dividir recursos entre pessoas, incentivando-os a pensar nas estratégias de divisão mais adequadas.
3. Jogo da divisão: crie jogos que estimulem os alunos a praticar a divisão de forma lúdica, como jogos de tabuleiro em que precisem dividir recursos entre os personagens.
4. Utilização de algoritmos: ensine aos alunos os diferentes algoritmos de divisão e incentive-os a escolher a estratégia mais eficiente de acordo com cada situação.
5. Atividades em duplas ou grupos: promova atividades colaborativas em que os alunos possam discutir e trocar ideias sobre as estratégias utilizadas, estimulando a aprendizagem em conjunto.
Lembre-se de adaptar as estratégias de acordo com as necessidades e o nível de compreensão dos alunos, garantindo que todos possam participar ativamente das atividades.
Plano de Aula sobre EF04MA07 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Objetivo
O objetivo deste plano de aula é desenvolver nos alunos a habilidade EF04MA07, relacionada à divisão com dois algarismos, utilizando estratégias adequadas, como a repartição equitativa e o cálculo por estimativa. Além disso, busca-se promover a compreensão dos conceitos de divisão e divisor, estimulando o pensamento lógico-matemático dos alunos.
Metodologia
Metodologia:
1. Aquecimento: Inicie a aula relembrando com os alunos os conceitos de divisão e divisor, por meio de exemplos práticos e questionamentos.
2. Apresentação do conteúdo: Explique aos alunos as estratégias de repartição equitativa e cálculo por estimativa, utilizando exemplos e recursos visuais para facilitar a compreensão.
3. Atividades práticas: Divida os alunos em grupos e proponha situações-problema que envolvam a divisão com dois algarismos. Incentive-os a utilizar as estratégias aprendidas para resolver os problemas.
4. Discussão em grupo: Após a realização das atividades, promova uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e troquem ideias sobre os diferentes caminhos possíveis para a resolução dos problemas.
5. Fixação do conteúdo: Para finalizar a aula, proponha uma atividade individual em que os alunos apliquem as estratégias aprendidas para resolver questões sobre divisão com dois algarismos.
6. Avaliação: Ao longo da aula, observe o desempenho dos alunos e faça intervenções quando necessário. Ao final, avalie individualmente as atividades realizadas pelos alunos, verificando se compreenderam os conceitos e aplicaram corretamente as estratégias de divisão.
Com esse plano de aula, espera-se que os alunos desenvolvam a habilidade EF04MA07 de forma significativa, adquirindo confiança e autonomia na resolução de problemas de divisão com dois algarismos.
Exercícios sobre EF04MA07 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Questão 01 – (EF04MA07)
Lucas está planejando compartilhar seus chocolates com seus amigos durante uma reunião. Ele tem um total de 36 deliciosos chocolates e deseja garantir que todos os 4 amigos recebam a mesma quantidade. Qual é o número de chocolates que cada pessoa receberá?
a) 8 chocolates
b) 9 chocolates
c) 10 chocolates
d) 12 chocolates
Questão 02 – (EF04MA07)
Uma padaria fez 48 pães de queijo para serem divididos em sacos com a mesma quantidade. Se cada saco deve conter 8 pães de queijo, quantos sacos podem ser feitos?
a) 5 sacos
b) 6 sacos
c) 7 sacos
d) 9 sacos
Questão 03 – (EF04MA07)
Isabel é uma colecionadora de figurinhas e comprou um total de 72 figurinhas para completar seu álbum. Ela quer organizá-las de forma equitativa nas páginas de seu álbum. Se cada página comporta 9 figurinhas, quantas páginas Isabel precisará para acomodar todas as suas figurinhas?
a) 7 páginas
b) 8 páginas
c) 9 páginas
d) 10 páginas
Questão 04 – (EF04MA07)
Um agricultor colheu um total de 85 maçãs em sua fazenda e agora deseja colocá-las em cestas. Para garantir que todas as cestas tenham a mesma quantidade de maçãs, ele decidiu que cada cesta deve conter 5 maçãs. Quantas cestas ele precisa para acomodar todas as suas maçãs?
a) 15 cestas
b) 16 cestas
c) 17 cestas
d) 18 cestas
Questão 05 – (EF04MA07)
Maria tem um jardim retangular de 64 metros quadrados e deseja dividi-lo em partes iguais para plantar flores. Se cada parte deve ter 8 metros quadrados, quantas partes ela pode criar?
a) 6 partes
b) 7 partes
c) 8 partes
d) 9 partes
Questão 06 – (EF04MA07)
Uma loja de doces vendeu 63 chocolates em um dia. Se cada caixa contém 9 chocolates, quantas caixas foram vendidas?
a) 6 caixas
b) 9 caixas
c) 8 caixas
d) 7 caixas
Questão 07 – (EF04MA07)
Rafael tem 75 figurinhas que ele deseja dividir igualmente em álbuns de 15 figurinhas. Quantos álbuns completos ele poderá fazer?
a) 3 álbuns
b) 4 álbuns
c) 5 álbuns
d) 6 álbuns
Questão 08 – (EF04MA07)
Uma escola tem 96 alunos e deseja organizar grupos para um projeto. Cada grupo deve conter 8 alunos. Quantos grupos podem ser formados?
a) 10 grupos
b) 12 grupos
c) 14 grupos
d) 16 grupos
Questão 09- (EF04MA07)
José tem 49 bolinhas que ele quer distribuir igualmente em sacos. Se cada saco deve conter 7 bolinhas, quantos sacos ele precisa?
a) 7 sacos
b) 6 sacos
c) 5 sacos
d) 8 sacos
Questão 10 – (EF04MA07)
Uma fazenda tem um rebanho de 80 ovelhas que precisam ser divididas igualmente em cercados. Cada cercado deve acomodar a mesma quantidade de ovelhas, e o limite é de 10 ovelhas por cercado. Quantos cercados podem ser formados para abrigar todas as ovelhas?
a) 6 cercados
b) 7 cercados
c) 8 cercados
d) 9 cercados
Questão 11 – (EF04MA07)
Uma loja vendeu 72 cadernos em um dia. Se cada caixa contém 6 cadernos, quantas caixas foram vendidas?
a) 10 caixas
b) 12 caixas
c) 14 caixas
d) 15 caixas
Questão 12 – (EF04MA07)
Marta tem um terreno retangular de 100 metros quadrados e quer dividir igualmente o espaço para plantar árvores. Cada parcela deve ter a mesma área, e Marta decidiu que cada parcela terá 20 metros quadrados. Quantas parcelas ela pode criar em seu terreno?
a) 5 partes
b) 10 partes
c) 15 partes
d) 20 partes
Gabarito:
Questão 01 – b) 9 chocolates
Questão 02 – b) 6 sacos
Questão 03 – b) 8 páginas
Questão 04 – c) 17 cestas
Questão 05 – c) 8 partes
Questão 06 – d) 7 caixas
Questão 07 – c) 5 álbuns
Questão 08 – b) 12 grupos
Questão 09 – a) 7 sacos
Questão 10 – c) 8 cercados
Questão 11 – b) 12 caixas
Questão 12 – a) 5 partes
Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios
Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. Se você está buscando uma ferramenta que facilite esse acompanhamento, recomendamos a “Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares”. Essa planilha permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares, oferecendo recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha. A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades.
Você pode adquirir a planilha através deste link.
Pacote de Slides
Para auxiliar nas aulas sobre EF04MA07 – Habilidade – Exercícios 4º Ano, sugerimos nosso Pacote de Slides de Matemática – 4º e 5º Ano. Esse material contém uma variedade de slides prontos, com explicações claras e imagens ilustrativas, que podem ser utilizados para apresentar os conceitos matemáticos de forma visual e atrativa aos alunos.
Acesse o link e saiba mais sobre nosso PACOTE DE SLIDES.
Cursos na área da educação
Se você está buscando por EF04MA07 – Habilidade – Exercícios 4º Ano, certamente é porque é profissional ou estudante na área da educação. De modo que constantemente precisa se atualizar e estudar sobre novos assuntos através de cursos. Os cursos em educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:
– Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.
– Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.
– Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o
professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
– Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
– Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.
Para conferir os cursos disponíveis, clique no link abaixo:
Cursos na Área da Educação
Didáticas para EF04MA07 4º Ano em Concursos
O objetivo deste post é melhorar cada vez mais sua aula de EF04MA07 4º Ano, para deixar a sua didática mais eficiente. E com isso ficar preparado para etapas em concursos ou seleções que exigem aulas práticas. É fato que muitos professores estão em sala de aula de forma temporária ou se são concursados pretendem fazer outros concursos. Talvez você que é professor de matemática das séries iniciais esteja estudando para concursos e seleções. Um bom método para estudo é resolver questões. Por isso, segue uma sugestão de material:
Milhares de Questões para Concursos de Professores
Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?
Nem todos os alunos do 4º ano acompanham o ritmo da turma. E certamente você é um(a) professor(a) que ensina todas as disciplinas. E sabe que os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem precisam de atenção especial em atividades de leitura, escrita e outras. E às vezes é preciso de uma atividade extra quando está ensinando para os demais alunos. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:
Pacote de Atividades para Alfabetizar
Nosso Canal No Youtube
Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:
Desafios Matemáticos – Youtube
Convite Para Conhecer Outros Materiais
Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:
Nossa Loja
Posts Semelhantes: