EF04MA06 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Nas turmas do 4º ano, os alunos são introduzidos à habilidade EF04MA06, que trata de exercícios relacionados à multiplicação, adição de parcelas iguais, organização retangular, proporcionalidade, estratégias, cálculo por estimativa, cálculo mental, algoritmos, problemas, elaborar e resolver. Essa habilidade está prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e se concentra no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e na capacidade de resolver problemas por meio do uso das operações matemáticas.
BNCC e EF04MA06 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
A habilidade EF04MA06 está associada à área de Matemática da BNCC e tem como objetivo promover o desenvolvimento das competências matemáticas fundamentais dos alunos do 4º ano. Ao trabalhar essa habilidade, os alunos aprimoram sua capacidade de utilizar estratégias adequadas para resolver problemas matemáticos, desenvolvendo o pensamento crítico e a habilidade de tomar decisões. Além disso, essa habilidade contribui para o desenvolvimento das demais competências previstas na BNCC, como a capacidade de identificar regularidades e padrões, utilizar o cálculo mental, aplicar algoritmos e compreender a proporcionalidade.
Estratégias de Ensino sobre EF04MA06 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Para garantir uma aula eficiente sobre a habilidade EF04MA06, é importante utilizar estratégias de ensino adequadas. Algumas sugestões de estratégias são:
– Utilizar jogos e materiais manipulativos para promover a compreensão dos conceitos matemáticos;
– Estabelecer conexões entre os conceitos matemáticos e situações do cotidiano dos alunos;
– Utilizar a resolução de problemas como uma forma de motivar os alunos e estimular o raciocínio lógico;
– Propor atividades em grupos, para promover a colaboração e o compartilhamento de ideias entre os alunos;
– Utilizar recursos visuais, como gráficos e desenhos, para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos;
– Oferecer oportunidades para os alunos aplicarem o cálculo mental e utilizarem estratégias de estimativa.
Plano de Aula sobre EF04MA06 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Objetivo
O objetivo deste plano de aula é desenvolver a habilidade EF04MA06 por meio da resolução de problemas matemáticos que envolvam multiplicação, adição de parcelas iguais, organização retangular, proporcionalidade, estratégias, cálculo por estimativa, cálculo mental, algoritmos e elaboração de estratégias.
Metodologia
– Inicie a aula revisando com os alunos os conceitos de multiplicação, adição de parcelas iguais, organização retangular, proporcionalidade, estratégias, cálculo por estimativa, cálculo mental, algoritmos e problemas matemáticos.
– Explique aos alunos que eles irão resolver problemas que envolvem a aplicação desses conceitos.
– Divida a turma em grupos e distribua atividades que envolvam a habilidade EF04MA06.
– Circule pela sala, observando o desempenho dos alunos e oferecendo suporte quando necessário.
– Ao final da aula, promova uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e os resultados obtidos.
Exercícios sobre EF04MA06 – Habilidade – Exercícios 4º Ano
Questão 01 – (EF04MA06)
João foi ao mercado e comprou 4 pacotes de biscoito, onde cada pacote tinha 6 biscoitos. Quantos biscoitos João comprou no total?
a) 24
b) 26
c) 34
d) 18
Questão 02 – (EF04MA06)
Maria ganhou R$ 5,00 de mesada por 4 meses. Quanto dinheiro Maria ganhou no total?
a) R$ 20,00
b) R$ 25,00
c) R$ 30,00
d) R$ 35,00
Questão 03
Um fazendeiro possui 6 vacas e cada uma produz 10 litros de leite por dia. Quantos litros de leite as vacas do fazendeiro produzem por dia?
a) 40
b) 50
c) 65
d) 60
Questão 04 – (EF04MA06)
Uma barra de chocolate contém 10 tablets de chocolate. Se Joana comprou 3 pacotes, quantas tablets de chocolate Joana comprou no total?
a) 10
b) 20
c) 30
d) 40
Questão 05 – (EF04MA06)
Um supermercado vendeu 2 dúzias de ovos. Quantos ovos foram vendidos no total?
a) 24 ovos
b) 2 ovos
c) 14 ovos
d) 36 ovos
Questão 06 – (EF04MA06)
Em uma floricultura há 4 fileiras de vasos de margaridas e estão alinhadas em 9 colunas. Quantos vasos de margaridas vermelhas há nesta floricultura?
a) 26 vasos.
b) 28 vasos.
c) 36 vasos.
d) 16 vasos.
Questão 07 – (EF04MA06)
Na festa de aniversário de João, ele quer comprar pacotes de balões para decorar a sala. Cada pacote contém 8 balões. Se ele precisa de 5 pacotes, quantos balões ele terá no total?
a) 13 balões
b) 40 balões
c) 35 balões
d) 20 balões
Questão 08 – (EF04MA06)
Um fazendeiro tem 4 galinhas em cada galinheiro, e ele tem 3 galinheiros. Quantas galinhas ele tem no total?
a) 7 galinhas
b) 10 galinhas
c) 11 galinhas
d) 12 galinhas
Questão 09 – (EF04MA06)
Uma loja vende caixas de lápis com 12 lápis em cada caixa. Se Maria comprou 3 caixas de lápis, quantos lápis ela tem agora?
a) 12 lápis
b) 24 lápis
c) 36 lápis
d) 48 lápis
Questão 10 – (EF04MA06)
Em uma fazenda, há 6 árvores frutíferas em cada fila e 8 filas de árvores. Quantas árvores frutíferas há na fazenda?
a) 14 árvores
b) 30 árvores
c) 42 árvores
d) 48 árvores
Questão 11 – (EF04MA06)
Uma escola tem 25 salas de aula, e em cada sala, há 30 alunos. Quantos alunos existem na escola?
a) 500 alunos
b) 625 alunos
c) 750 alunos
d) 800 alunos
Questão 12 – (EF04MA06)
Lucas quer comprar latas de tinta para pintar seu quarto. Cada lata de tinta custa R$20. Ele quer comprar 5 latas de tinta. Quanto ele vai gastar no total?
a) R$10
b) R$15
c) R$80
d) R$100
Gabarito:
Questão 01 – a) 24
Questão 02 – a) R$ 20,00
Questão 03 – d) 60
Questão 04 – c) 30
Questão 05 – a) 24 ovos
Questão 06 – c) 36 vasos.
Questão 07 – b) 40 balões
Questão 08 – d) 12 galinhas
Questão 09 – c) 36 lápis
Questão 10 – d) 48 árvores
Questão 11 – c) 750 alunos
Questão 12 – d) R$100
Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios
Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. Se você está buscando uma ferramenta que facilite esse acompanhamento, recomendamos a “Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares”. Essa planilha permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares, oferecendo recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha. A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades.
Você pode adquirir a planilha através deste link.
Pacote de Slides
Para auxiliar nas aulas sobre EF04MA06 – Habilidade – Exercícios 4º Ano, sugerimos nosso Pacote de Slides de Matemática – 4º e 5º Ano. Esse material contém uma variedade de slides prontos, com explicações claras e imagens ilustrativas, que podem ser utilizados para apresentar os conceitos matemáticos de forma visual e atrativa aos alunos.
Acesse o link e saiba mais sobre nosso PACOTE DE SLIDES.
Cursos na área da educação
Se você está buscando por EF04MA06 – Habilidade – Exercícios 4º Ano, certamente é porque é profissional ou estudante na área da educação. De modo que constantemente precisa se atualizar e estudar sobre novos assuntos através de cursos. Os cursos em educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional de professores e educadores. Além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:
– Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.
– Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.
– Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o
professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
– Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
– Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.
Para conferir os cursos disponíveis, clique no link abaixo:
Cursos na Área da Educação
Didáticas para EF04MA06 4º Ano em Concursos
O objetivo deste post é melhorar cada vez mais sua aula de EF04MA06 4º Ano, para deixar a sua didática mais eficiente. E com isso ficar preparado para etapas em concursos ou seleções que exigem aulas práticas. É fato que muitos professores estão em sala de aula de forma temporária ou se são concursados pretendem fazer outros concursos. Talvez você que é professor de matemática das séries iniciais esteja estudando para concursos e seleções. Um bom método para estudo é resolver questões. Por isso, segue uma sugestão de material:
Milhares de Questões para Concursos de Professores
Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?
Nem todos os alunos do 4º ano acompanham o ritmo da turma. E certamente você é um(a) professor(a) que ensina todas as disciplinas. E sabe que os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem precisam de atenção especial em atividades de leitura, escrita e outras. E às vezes é preciso de uma atividade extra quando está ensinando para os demais alunos. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:
Pacote de Atividades para Alfabetizar
Nosso Canal No Youtube
Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:
Desafios Matemáticos – Youtube
Convite Para Conhecer Outros Materiais
Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:
Nossa Loja
Posts Semelhantes: