Desafios Matemáticos

Categoria de Desempenho nas avaliações do SPAECE

Observação:
 Para alunos do 5º ano:
Categorias de Desempenho
Nível de Proficiência
Muito Crítico
Até 150
Crítico
150 a 200
Intermediário
200 a 250
Adequado
Acima de 250
Para alunos do 9º ano:
Categorias de Desempenho
Nível de Proficiência
Muito Crítico
Até 225
Crítico
225 a 275
Intermediário
275 a 325
Adequado
Acima de 325
Como o desempenho é apresentado
em ordem crescente e cumulativa, os alunos posicionados em um nível mais alto
da escala revelam ter desenvolvido não só as habilidades do nível em que se
encontram, mas também aquelas dos níveis anteriores. Para proporcionar uma
interpretação pedagógica, os Níveis de Proficiência foram agrupados em
categorias de desempenho.
Categoria de Desempenho: Muito Crítico De 125 a 150 pontos
Neste nível, os alunos do 5°  e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
Categoria de Desempenho: Crítico De 150 a 175 pontos
Neste nível, os alunos do 5°  e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
Categoria de Desempenho: Crítico De 175 a 200 pontos
Neste nível, os alunos do 5°  e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
Categoria de
Desempenho: Intermediário De 200
a 225 pontos
Neste nível, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental são
capazes de:
Os alunos do 9° ano do Ensino
Fundamental ainda são capazes de:
Categoria de Desempenho: Intermediário De 225 a 250 pontos
Neste nível, os alunos do 5º ano
do Ensino Fundamental são capazes de:
— envolvendo
conversão de kg para g ou relacionando diferentes unidades de medida de tempo
(mês/trimestre/ano);
— de trocas de
unidades monetárias, envolvendo número maior de cédulas e em situações menos
familiares;
— utilizando a
multiplicação e reconhecendo que um número não se altera ao multiplicá-lo por
um;
— envolvendo
mais de uma operação
Os alunos do
9° ano do Ensino Fundamental são capazes, ainda, de:
Categoria de Desempenho: Adequado De 250 a 275 pontos
— de intervalo
de tempo que envolve horas e minutos, operando com essas grandezas, inclusive
com reserva;
 — realizando cálculo de conversão de medidas:
de tempo (dias/anos), de temperatura (identificando sua representação numérica
na forma decimal); comprimento (m/km) e de capacidade (mL/L);
— de soma que
envolva combinações, e de multiplicação que envolva configuração retangular em
situações contextualizada
Os alunos do  9° ano do Ensino Fundamental, são capazes,
ainda, de:
Categoria de Desempenho: Adequado De 275 a 300 pontos
Resolver
problemas:
— utilizando
multiplicação e divisão, em situação combinatória;
— de soma e
subtração de números racionais (decimais) na forma do sistema monetário brasileiro,
em situações complexas;
— estimando
medidas de grandezas, utilizando unidades convencionais (L);
— simples de
contagem, envolvendo o princípio multiplicativo.
No 9° ano do
Ensino Fundamental, os alunos são capazes, ainda, de:
·
Efetuar cálculos de números inteiros positivos
que requerem o reconhecimento do algoritmo da divisão inexata.
·
Localizar pontos no plano cartesiano e calcular
volumes por meio de contagem de blocos.
·
Identificar equações e sistemas de equações de
primeiro grau que permitem resolver problemas.
·
Calcular o valor numérico de uma expressão
algébrica simples.
·
Reconhecer o gráfico de linhas correspondente a
uma sequência de valores ao longo do tempo (com valores positivos e negativos).
·
Identificar fração como parte de um todo, sem
apoio da figura.
·
Calcular o valor numérico de uma expressão
algébrica, incluindo potenciação.
·
Identificar a localização aproximada de números
inteiros não ordenados, em uma reta em que a escala não é unitária.
·
Solucionar problemas de cálculo de área com base
em informações sobre os ângulos de uma figura.
Categoria de Desempenho: Adequado Acima de 300 até 325 pontos
Neste nível, os alunos do 5º ano
do Ensino Fundamental são capazes de:
Os estudantes
do 9º ano do Ensino Fundamental são capazes ainda de:
·
Avaliar distâncias horizontais e verticais em um
croqui, usando uma escala gráfica dada por uma malha quadriculada, reconhecendo
o paralelismo entre retas.
·
Contar blocos em um empilhamento representado
graficamente e saber que, em figuras obtidas por ampliação ou redução, os
ângulos não se alteram.
·
Calcular o volume de sólidos a partir da medida de
suas arestas.
·
Ordenar e comparar números inteiros negativos e
localizar números decimais negativos com o apoio da reta numérica.
·
Transformar fração em porcentagem, e vice-versa.
·
Identificar a equação do primeiro grau adequada
para a solução de um problema.
·
Solucionar problemas:
— envolvendo
propriedades dos polígonos regulares inscritos (hexágono), para calcular o seu
perímetro;
— envolvendo
porcentagens diversas e suas representações na forma decimal;
— envolvendo o
cálculo de grandezas diretamente proporcionais e a soma de números inteiros.
Categoria de Desempenho: Adequado De 325
até 350 pontos
Neste nível,
os alunos do 5° ano e do 9° ano do Ensino Fundamental resolvem problemas:
·
Calculando ampliação, redução ou conservação da
medida (informada inicialmente) de ângulos, lados e área de figuras planas.
·
Localizando pontos em um referencial cartesiano.
·
Envolvendo o teorema sobre a soma dos ângulos
internos de um triângulo.
·
Envolvendo cálculo numérico de uma expressão
algébrica em sua forma fracionária.
·
Envolvendo variação proporcional entre mais de
duas grandezas.
·
Envolvendo porcentagens diversas e suas
representações na forma fracionária (incluindo      noção
de juros simples e lucro).
·
De adição e multiplicação, envolvendo a
identificação de um sistema de equações do primeiro grau com duas variáveis.
Os estudantes
do 9º ano do Ensino Fundamental são capazes ainda de:
·
Classificar ângulos em agudos, retos ou obtusos,
de acordo com suas medidas em graus.
·
Realizar operações, estabelecendo relações e utilizando
os elementos de um círculo ou circunferência (raio, diâmetro, corda).
·
Reconhecer as diferentes representações decimais
de um número fracionário, identificando suas ordens (décimos, centésimos,
milésimos).
·
Identificar a inequação do primeiro grau adequada
para a solução de um problema.
·
Calcular expressões numéricas com números
inteiros e decimais positivos e negativos.
·
Solucionar problemas em que a razão de
semelhança entre polígonos é dada, por exemplo, em representações gráficas que
envolvam o uso de escalas.
·
Efetuar cálculos de raízes quadradas e
identificar o intervalo numérico em que se encontra uma raiz quadrada
não-exata. Efetuar arredondamento de decimais.
·
Ler informações fornecidas em gráficos que
envolvam regiões do plano cartesiano.
·
Analisar gráficos de colunas que representem
diversas variáveis, comparando seu crescimento.
Categoria de Desempenho: Adequado De 350 a 375 pontos
Além das
habilidades demonstradas nos níveis anteriores, neste nível, os alunos do 9°
ano do Ensino Fundamental:
·
Resolvem problemas envolvendo ângulos, inclusive
utilizando a lei angular de Tales e aplicando o teorema de Pitágoras.
·
Identificam propriedades comuns e diferenças
entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando as últimas às suas
planificações.
·
Identificam o sólido que corresponde a uma
planificação dada.
·
Reconhecem a proporcionalidade entre
comprimentos em figuras relacionadas por ampliação ou redução.
·
Calculam volume de paralelepípedo.
·
Calculam o perímetro de polígonos sem o apoio de
malhas quadriculadas.
·
Calculam ângulos centrais em uma circunferência
dividida em partes iguais.
·
Calculam o resultado de expressões envolvendo,
além das quatro operações, números decimais (positivos e negativos, potências e
raízes exatas).
·
Efetuam cálculos de divisão com números
racionais (forma fracionária e decimal simultaneamente).
·
Calculam expressões com numerais na forma
decimal com quantidades de casas diferentes.
·
Conseguem obter a média aritmética de um
conjunto de valores.
·
Analisam um gráfico de linhas com sequência de
valores.
·
Estimam quantidades baseadas em gráficos de
diversas formas.
·
Resolvem problemas:
— utilizando
propriedades dos polígonos (número de diagonais, soma de ângulos internos,
valor de cada ângulo interno ou externo), inclusive por meio de equação do
grau;
— envolvendo a
conversão de m3 em litro;
— que recaem
em equação do grau;
— de juros
simples;
— usando
sistema de equações do primeiro grau.
Categoria de Desempenho: Adequado Acima de
375 pontos
Os alunos do
9° ano do Ensino Fundamental são capazes, ainda, de:
·
Resolver problemas utilizando propriedades de
triângulos e quadriláteros.
·
Utilizar propriedades de polígonos regulares.
·
Calcular a área de figuras simples ( triângulo,
paralelogramo, retângulo, trapézio).
·
Aplicar as propriedades da semelhança de
triângulos na resolução de problemas.
·
Reconhecer que a área de um retângulo
quadruplica, quando seus lados dobram.
·
Resolver problemas envolvendo círculos
concêntricos.
·
Resolver problemas com números inteiros
positivos e negativos não explícitos com sinais.
·
Efetuar uma adição de frações com denominadores
diferentes.
·
Resolver problemas selecionando as informações
relevantes, interpretando-as.
·
Reconhecer o valor posicional de um algarismo
decimal e a nomenclatura das ordens.
·
Localizar frações na reta numérica.
·
Resolver problemas envolvendo relações métricas
no triângulo retângulo.
Sair da versão mobile