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Categoria de Desempenho nas avaliações do SPAECE

Observação:
 Para alunos do 5º ano:
Categorias de Desempenho
Nível de Proficiência
Muito Crítico
Até 150
Crítico
150 a 200
Intermediário
200 a 250
Adequado
Acima de 250
Para alunos do 9º ano:
Categorias de Desempenho
Nível de Proficiência
Muito Crítico
Até 225
Crítico
225 a 275
Intermediário
275 a 325
Adequado
Acima de 325
Como o desempenho é apresentado
em ordem crescente e cumulativa, os alunos posicionados em um nível mais alto
da escala revelam ter desenvolvido não só as habilidades do nível em que se
encontram, mas também aquelas dos níveis anteriores. Para proporcionar uma
interpretação pedagógica, os Níveis de Proficiência foram agrupados em
categorias de desempenho.
Categoria de Desempenho: Muito Crítico De 125 a 150 pontos
Neste nível, os alunos do 5°  e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Resolver problemas de cálculo de área com base na
    contagem das unidades de uma malha quadriculada e, apoiados em
    representações gráficas, reconhecer a quarta parte de um todo.
  • Reconhecer a forma de círculo.
Categoria de Desempenho: Crítico De 150 a 175 pontos
Neste nível, os alunos do 5°  e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Resolver problemas envolvendo adição ou subtração,
    estabelecendo relação entre diferentes unidades monetárias (representando
    um mesmo valor ou, numa situação de troca, incluindo a representação dos
    valores por numerais decimais). Calcular adição com números naturais de
    três algarismos, com reserva.
  • Reconhecer o valor posicional dos algarismos em
    números naturais.
  • Localizar números naturais (informados) na reta
    numérica.
  • Ler informações em tabela de coluna única.
  • Identificar quadriláteros.
Categoria de Desempenho: Crítico De 175 a 200 pontos
Neste nível, os alunos do 5°  e 9º ano do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Identificar a localização (lateralidade) ou a
    movimentação de objeto, tomando como referência a própria posição.
  • Identificar figuras planas pelos lados e pelo
    ângulo reto.
  • Identificar a forma ampliada de uma figura simples
    em uma malha quadriculada.
  • Ler horas e minutos em relógio digital e calcular
    operações envolvendo intervalos de tempo.
  • Calcular o resultado de uma subtração com números
    de até três algarismos, com
  • reserva.
  • Reconhecer a representação decimal de medida de
    comprimento (cm) e identificar sua localização na reta numérica.
  • Reconhecer a escrita por extenso de números naturais
    e a sua composição e decomposição em dezenas e unidades, considerando o
    seu valor posicional na base decimal.
  • Efetuar multiplicação com reserva, tendo por multiplicador
    um número com um algarismo.
  • Ler informações em tabelas de dupla entrada.
  • Resolver problemas: relacionando diferentes
    unidades de uma mesma medida para cálculo de intervalos (dias e semanas,
    horas e minutos) e de comprimento (m e cm); e envolvendo soma de números
    naturais ou racionais na forma decimal, constituídos pelo mesmo número de
    casas decimais e por até três algarismos. Identificar as cédulas que
    formam uma quantia de dinheiro inteira.
  • Medir
    o comprimento de um objeto com o auxílio de uma régua.
  • Interpretar
    um gráfico de colunas, por meio da leitura de valores do eixo vertical.
Categoria de
Desempenho: Intermediário De 200
a 225 pontos
Neste nível, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental são
capazes de:
  • Identificar localização ou movimentação de objetos
    em representações gráficas, com base em referencial diferente da própria
    posição.
  • Estimar medida de comprimento, usando unidades
    convencionais e não convencionais.
  • Interpretar dados num gráfico de colunas por meio
    da leitura de valores no eixo vertical. Estabelecer relações entre medidas
    de tempo (horas, dias, semanas) e efetuar cálculos utilizando as operações
    a partir delas.
  • Ler horas em relógios de ponteiros, em situação
    simples.
  • Calcular resultado de subtrações mais complexas com
    números naturais de quatro algarismos e com reserva.
  • Efetuar multiplicações com números de dois
    algarismos e divisões exatas por números de um algarismo.
  • Resolver problemas simples envolvendo operações,
    incluindo Sistema Monetário Brasileiro.
  • Resolver problemas simples de subtração de números
    decimais com mesmo número de casas decimais.
  • Diferenciar, entre os diversos sólidos, os que têm
    superfícies arredondadas.
  • Identificar trocas de moedas em valores monetários
    pequenos.
  • Reconhecer o princípio do valor posicional do
    sistema de numeração decimal.
  • Decompor um número natural em suas ordens, e vice-versa.
Os alunos do 9° ano do Ensino
Fundamental ainda são capazes de:
  • Localizar pontos usando coordenadas em um
    referencial quadriculado.
  • Identificar dados em uma lista de alternativas,
    utilizando-os na resolução de problemas, relacionando informações
    apresentadas em gráfico e tabela.
  • Resolver problemas simples envolvendo as operações,
    usando dados apresentados em gráficos ou tabelas, inclusive com duas
    entradas.
  • Resolver problema de subtração de números racionais
    escrito na forma decimal com o mesmo número de casas decimais.
Categoria de Desempenho: Intermediário De 225 a 250 pontos
Neste nível, os alunos do 5º ano
do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Identificar números naturais em um intervalo dado e
    reconhecer a composição/
  • decomposição na escrita decimal, em casos mais
    complexos.
  • Reconhecer a lei de formação de uma sequência de
    números naturais, com auxílio derepresentação na reta numérica.
  • Identificar os lados e, conhecendo suas medidas,
    calcular a extensão do contorno de uma figura poligonal dada em uma malha
    quadriculada.
  • Identificar propriedades comuns e diferenças entre
    sólidos geométricos (número de faces).
  • Comparar e calcular áreas de figuras poligonais em
    malhas quadriculadas.
  • Resolver uma divisão exata por número de até dois
    algarismos e uma multiplicação cujos fatores são números de até dois
    algarismos.
  • Reconhecer a representação numérica de uma fração
    com o apoio de representação gráfica.
  • Localizar informações em gráficos de colunas
    duplas.
  • Resolver problemas que envolvem a interpretação de
    dados apresentados em gráficos de barras ou em tabelas. Ler gráficos de
    setores.
  • Identificar a localização ou movimentação de objeto
    em representações gráficas, situadas em referencial diferente ao do aluno.
  • Estimar um comprimento utilizando unidade de medida
    não convencional.
  • Resolver problemas:
— envolvendo
conversão de kg para g ou relacionando diferentes unidades de medida de tempo
(mês/trimestre/ano);
— de trocas de
unidades monetárias, envolvendo número maior de cédulas e em situações menos
familiares;
— utilizando a
multiplicação e reconhecendo que um número não se altera ao multiplicá-lo por
um;
— envolvendo
mais de uma operação
Os alunos do
9° ano do Ensino Fundamental são capazes, ainda, de:
  • Resolver problemas que envolvem subtração de
    números decimais com o mesmo número de casas.
  • Identificar quadriláteros pelas características de
    seus lados e ângulos.
  • Calcular o perímetro de figuras sem o apoio de
    malhas quadriculadas.
  • Identificar gráfico de colunas que corresponde a
    uma tabela com números positivos e negativos.
  • Localizar dados em tabelas de múltiplas entradas.
Categoria de Desempenho: Adequado De 250 a 275 pontos
  • Neste nível, os alunos do 5º ano do Ensino
    Fundamental são capazes de:
  • Calcular expressão numérica (soma e subtração),
    envolvendo o uso de parênteses e colchetes.
  • Calcular o resultado de uma divisão por um número
    de dois algarismos, inclusive com o resto.
  • Identificar algumas características de
    quadriláteros relativas aos lados e ângulos.
  • Identificar planificações de um cubo e de um
    cilindro dadas em situação contextualizada (lata de óleo, por exemplo).
  • Reconhecer alguns polígonos (triângulos,
    quadriláteros, pentágonos e hexágonos) e círculos.
  • Reconhecer a modificação sofrida no valor de um
    número, quando um algarismo é alterado, e resolver problemas de composição
    ou decomposição mais complexos do que nos níveis anteriores.
  • Reconhecer que a medida do perímetro de um polígono,
    em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz à metade, quando os lados
    dobram ou são reduzidos à metade. Reconhecer o m2 como unidade de medida
    de área.
  • Reconhecer a invariância da diferença em
    situação-problema.
  • Comparar números racionais na forma decimal, no
    caso de haver diferentes partes inteiras, e calcular porcentagens simples.
  • Localizar números racionais na forma decimal na
    reta numérica.
  • Ler horas em relógios de ponteiros em situações
    mais gerais (8h e 50 min).
  • Reconhecer o gráfico de colunas correspondente a
    dados apresentados de forma textual. Identificar o gráfico de colunas
    correspondente a um gráfico de setores.•           Resolver
    problemas:
— de intervalo
de tempo que envolve horas e minutos, operando com essas grandezas, inclusive
com reserva;
 — realizando cálculo de conversão de medidas:
de tempo (dias/anos), de temperatura (identificando sua representação numérica
na forma decimal); comprimento (m/km) e de capacidade (mL/L);
— de soma que
envolva combinações, e de multiplicação que envolva configuração retangular em
situações contextualizada
Os alunos do  9° ano do Ensino Fundamental, são capazes,
ainda, de:
  • Associar uma trajetória representada em um mapa à
    sua descrição textual
  • Localizar números inteiros e números racionais,
    positivos e negativos, na forma decimal, na reta numérica.
  • Resolver problemas de contagem em uma disposição retangular
    que envolvam mais de uma operação.
  • Identificar a planificação de um cubo e de um
    cilindro em situação contextualizada.
  • Reconhecer e aplicar,  em situações simples,  o conceito de porcentagem.
  • Reconhecer e efetuar cálculos com ângulos retos e
    não-retos.
  • Ler tabelas de dupla entrada e reconhecer o gráfico
    de colunas correspondente, mesmo quando hás variáveis representadas.
Categoria de Desempenho: Adequado De 275 a 300 pontos
  • Neste nível, os alunos do 5º ano do Ensino
    Fundamental  são capazes de:
  • Identificar as posições dos lados de quadriláteros
    (paralelismo).
  • Estabelecer relação entre frações próprias e
    impróprias e as suas representações na forma decimal, assim como
    localizá-las na reta numérica.
  • Identificar poliedros e corpos redondos, relacionando-os
    às suas planificações.
  • Resolver problemas que envolvem proporcionalidade,
    requerendo mais de uma operação, e reconhecer que 50% correspondem à
    metade.
  • Resolver problemas de situações de troco,
    envolvendo um maior número de informações           e
    operações.
  • Reconhecer diferentes planificações de um cubo.
Resolver
problemas:
— utilizando
multiplicação e divisão, em situação combinatória;
— de soma e
subtração de números racionais (decimais) na forma do sistema monetário brasileiro,
em situações complexas;
— estimando
medidas de grandezas, utilizando unidades convencionais (L);
— simples de
contagem, envolvendo o princípio multiplicativo.
No 9° ano do
Ensino Fundamental, os alunos são capazes, ainda, de:
·
Efetuar cálculos de números inteiros positivos
que requerem o reconhecimento do algoritmo da divisão inexata.
·
Localizar pontos no plano cartesiano e calcular
volumes por meio de contagem de blocos.
·
Identificar equações e sistemas de equações de
primeiro grau que permitem resolver problemas.
·
Calcular o valor numérico de uma expressão
algébrica simples.
·
Reconhecer o gráfico de linhas correspondente a
uma sequência de valores ao longo do tempo (com valores positivos e negativos).
·
Identificar fração como parte de um todo, sem
apoio da figura.
·
Calcular o valor numérico de uma expressão
algébrica, incluindo potenciação.
·
Identificar a localização aproximada de números
inteiros não ordenados, em uma reta em que a escala não é unitária.
·
Solucionar problemas de cálculo de área com base
em informações sobre os ângulos de uma figura.
Categoria de Desempenho: Adequado Acima de 300 até 325 pontos
Neste nível, os alunos do 5º ano
do Ensino Fundamental são capazes de:
  • Identificar a localização (requerendo o uso das
    definições relacionadas ao conceito delateralidade) de um objeto, tendo
    por referência pontos com posição oposta à sua e envolvendo combinações.
  • Realizar conversão e soma de medidas de comprimento
    e massa (m/km e g/kg).
  • Identificar mais de uma forma de representar
    numericamente uma mesma fração e reconhecer frações equivalentes.
  • Identificar um número natural (não informado),
    relacionando-o a uma demarcação na reta numérica.
  • Reconhecer o significado da palavra perímetro.
  • Efetuar operações com horas e minutos, fazendo a
    redução de minutos em horas.
  • Reconhecer um quadrado fora da posição usual.
  • Identificar elementos de figuras tridimensionais
Os estudantes
do 9º ano do Ensino Fundamental são capazes ainda de:
·
Avaliar distâncias horizontais e verticais em um
croqui, usando uma escala gráfica dada por uma malha quadriculada, reconhecendo
o paralelismo entre retas.
·
Contar blocos em um empilhamento representado
graficamente e saber que, em figuras obtidas por ampliação ou redução, os
ângulos não se alteram.
·
Calcular o volume de sólidos a partir da medida de
suas arestas.
·
Ordenar e comparar números inteiros negativos e
localizar números decimais negativos com o apoio da reta numérica.
·
Transformar fração em porcentagem, e vice-versa.
·
Identificar a equação do primeiro grau adequada
para a solução de um problema.
·
Solucionar problemas:
— envolvendo
propriedades dos polígonos regulares inscritos (hexágono), para calcular o seu
perímetro;
— envolvendo
porcentagens diversas e suas representações na forma decimal;
— envolvendo o
cálculo de grandezas diretamente proporcionais e a soma de números inteiros.
Categoria de Desempenho: Adequado De 325
até 350 pontos
Neste nível,
os alunos do 5° ano e do 9° ano do Ensino Fundamental resolvem problemas:
·
Calculando ampliação, redução ou conservação da
medida (informada inicialmente) de ângulos, lados e área de figuras planas.
·
Localizando pontos em um referencial cartesiano.
·
Envolvendo o teorema sobre a soma dos ângulos
internos de um triângulo.
·
Envolvendo cálculo numérico de uma expressão
algébrica em sua forma fracionária.
·
Envolvendo variação proporcional entre mais de
duas grandezas.
·
Envolvendo porcentagens diversas e suas
representações na forma fracionária (incluindo      noção
de juros simples e lucro).
·
De adição e multiplicação, envolvendo a
identificação de um sistema de equações do primeiro grau com duas variáveis.
Os estudantes
do 9º ano do Ensino Fundamental são capazes ainda de:
·
Classificar ângulos em agudos, retos ou obtusos,
de acordo com suas medidas em graus.
·
Realizar operações, estabelecendo relações e utilizando
os elementos de um círculo ou circunferência (raio, diâmetro, corda).
·
Reconhecer as diferentes representações decimais
de um número fracionário, identificando suas ordens (décimos, centésimos,
milésimos).
·
Identificar a inequação do primeiro grau adequada
para a solução de um problema.
·
Calcular expressões numéricas com números
inteiros e decimais positivos e negativos.
·
Solucionar problemas em que a razão de
semelhança entre polígonos é dada, por exemplo, em representações gráficas que
envolvam o uso de escalas.
·
Efetuar cálculos de raízes quadradas e
identificar o intervalo numérico em que se encontra uma raiz quadrada
não-exata. Efetuar arredondamento de decimais.
·
Ler informações fornecidas em gráficos que
envolvam regiões do plano cartesiano.
·
Analisar gráficos de colunas que representem
diversas variáveis, comparando seu crescimento.
Categoria de Desempenho: Adequado De 350 a 375 pontos
Além das
habilidades demonstradas nos níveis anteriores, neste nível, os alunos do 9°
ano do Ensino Fundamental:
·
Resolvem problemas envolvendo ângulos, inclusive
utilizando a lei angular de Tales e aplicando o teorema de Pitágoras.
·
Identificam propriedades comuns e diferenças
entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando as últimas às suas
planificações.
·
Identificam o sólido que corresponde a uma
planificação dada.
·
Reconhecem a proporcionalidade entre
comprimentos em figuras relacionadas por ampliação ou redução.
·
Calculam volume de paralelepípedo.
·
Calculam o perímetro de polígonos sem o apoio de
malhas quadriculadas.
·
Calculam ângulos centrais em uma circunferência
dividida em partes iguais.
·
Calculam o resultado de expressões envolvendo,
além das quatro operações, números decimais (positivos e negativos, potências e
raízes exatas).
·
Efetuam cálculos de divisão com números
racionais (forma fracionária e decimal simultaneamente).
·
Calculam expressões com numerais na forma
decimal com quantidades de casas diferentes.
·
Conseguem obter a média aritmética de um
conjunto de valores.
·
Analisam um gráfico de linhas com sequência de
valores.
·
Estimam quantidades baseadas em gráficos de
diversas formas.
·
Resolvem problemas:
— utilizando
propriedades dos polígonos (número de diagonais, soma de ângulos internos,
valor de cada ângulo interno ou externo), inclusive por meio de equação do
grau;
— envolvendo a
conversão de m3 em litro;
— que recaem
em equação do grau;
— de juros
simples;
— usando
sistema de equações do primeiro grau.
Categoria de Desempenho: Adequado Acima de
375 pontos
Os alunos do
9° ano do Ensino Fundamental são capazes, ainda, de:
·
Resolver problemas utilizando propriedades de
triângulos e quadriláteros.
·
Utilizar propriedades de polígonos regulares.
·
Calcular a área de figuras simples ( triângulo,
paralelogramo, retângulo, trapézio).
·
Aplicar as propriedades da semelhança de
triângulos na resolução de problemas.
·
Reconhecer que a área de um retângulo
quadruplica, quando seus lados dobram.
·
Resolver problemas envolvendo círculos
concêntricos.
·
Resolver problemas com números inteiros
positivos e negativos não explícitos com sinais.
·
Efetuar uma adição de frações com denominadores
diferentes.
·
Resolver problemas selecionando as informações
relevantes, interpretando-as.
·
Reconhecer o valor posicional de um algarismo
decimal e a nomenclatura das ordens.
·
Localizar frações na reta numérica.
·
Resolver problemas envolvendo relações métricas
no triângulo retângulo.

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