Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada 5º Ano
A Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada é um tema importante para os alunos do 5º ano. Nesse nível de ensino, os estudantes são introduzidos aos conceitos de área e perímetro de figuras planas e de figuras irregulares, desenvolvendo habilidades matemáticas essenciais.
A compreensão da Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada é fundamental para dominar conceitos matemáticos essenciais. Esses elementos são a base para quantificar e compreender a extensão e a medida de figuras geométricas em uma malha quadriculada.
Na Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada, a estrutura visual e numérica oferecida por essa grade simplifica a compreensão desses conceitos. O perímetro, representando o contorno de uma figura, pode ser facilmente determinado contando os lados da forma na malha ou somando as medidas dos segmentos que a contornam.
A Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada para determinar a área, onde medimos a superfície dentro do contorno de uma forma, pode ser encontrada contando os quadrados que preenchem a forma na malha. Isso ajuda a internalizar o conceito de multiplicação e reforça a ideia de que a área é composta por unidades menores.
⚠️ ATENÇÃO⚠️
Em nossa missão de apoiar educadores, disponibilizamos estratégias inovadoras, planos de aula, exercícios e diversos materiais de ensino para auxiliar os professores na sua jornada de ensino.
Estratégias Flexíveis: Oferecemos estratégias que se adaptam a diferentes contextos de ensino, desde o uso de material manipulativo até jogos interativos para tornar o aprendizado mais envolvente.
Planos de Aula Prontos: Economize tempo com planos de aula elaborados por especialistas, alinhados com os currículos escolares e que incluem objetivos, atividades e sugestões de avaliação.
Exercícios Abrangentes: Nossa coleção de exercícios atende a todos os níveis de dificuldade, permitindo que os professores reforcem conceitos e avaliem o progresso dos alunos.
Materiais Didáticos Extras: Além disso, oferecemos apresentações, vídeos, fichas de trabalho e jogos educacionais para enriquecer o ensino.
Estamos comprometidos em tornar o ensino da matemática mais acessível e eficaz, apoiando educadores na sua importante missão de inspirar o aprendizado matemático. Se você é um professor dedicado em busca de recursos valiosos, explore o que temos a oferecer e juntos façamos a diferença na educação matemática.
⚠️ Lembre-se: para ter acesso aos materiais, deslize a página para baixo e aproveite ao máximo o que temos a oferecer!
BNCC e Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada 5º Ano
No contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a atividade de área e perímetro na malha quadriculada está alinhada com as competências e habilidades propostas para o Ensino Fundamental. Ao trabalhar com essa temática, os alunos desenvolvem a capacidade de resolver problemas, de analisar formas geométricas e de utilizar estratégias de medição.
Estratégias de Ensino sobre Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada 5º Ano
Para proporcionar uma aula eficiente sobre a atividade de área e perímetro na malha quadriculada, é possível utilizar algumas estratégias. Entre elas estão a resolução de problemas práticos, a manipulação de materiais concretos, como blocos e quadrículas, e o uso de recursos visuais, como imagens e vídeos explicativos.
Plano de Aula sobre Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada 5º Ano
Objetivo
O objetivo deste plano de aula é introduzir os conceitos de área e perímetro na malha quadriculada, de maneira lúdica e dinâmica, proporcionando aos alunos uma compreensão ampla desses conceitos matemáticos.
Metodologia
– Iniciar a aula com uma breve explicação sobre área e perímetro, relacionando esses conceitos com situações do cotidiano dos alunos.
– Realização de atividade de área e perímetro, práticas utilizando materiais concretos, como quadrículas e blocos, para explorar a ideia de área e perímetro.
– Utilização de recursos visuais, como imagens e vídeos, para reforçar o entendimento dos alunos sobre o assunto.
– Aplicação de exercícios individuais e em grupo para verificar a fixação dos conceitos.
Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada 5º Ano
O entendimento da Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada é essencial na resolução de problemas matemáticos mais complexos e no desenvolvimento do pensamento lógico e analítico.
Capacidades de visualização espacial, raciocínio matemático e habilidades de resolução de problemas são aprimoradas através do estudo e prática desses conceitos na malha quadriculada. A Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada influencia diversas esferas da vida e do conhecimento, fornecendo a base para a compreensão de medidas, formas e cálculos em muitos campos diferentes.
Questão 01
(Prova Brasil). A figura a seguir mostra o projeto original da árvore de natal da cidade em que Roberto mora.
Como consideraram a árvore muito grande, fizeram um novo projeto, de modo que suas dimensões se tornaram duas vezes menores que as do projeto original.
Para o novo projeto, as dimensões foram:
A) multiplicadas por 2.
B) divididas por 2.
C) subtraídas em 2 unidades.
D) adicionada em 2 unidades.
Questão 02
Marina usou um elástico para representar uma figura no quadro de preguinhos que a professora levou para a sala de aula.
Veja o que ela fez:
Observando que a medida entre dois preguinhos é de 1 cm, qual é o perímetro da figura que Marina representou?
A) 16 cm
B) 18 cm
C) 20 cm
D) 22 cm
Questão 03
Helena com algumas amigas vão colocar mudinhas de flores bem coloridas em volta dos dois canteiros que têm forma de triângulos equiláteros.
O lado de cada canteiro mede 3m.
A soma dos perímetros desses dois canteiros tem como medida
A) 18 m.
B) 16 m.
C) 12 m.
D) 9 m.
Questão 04
(Saresp 2007). Quantos metros Cacá passeia com seu cachorro, no percurso da casa para o parque, sabendo que cada lado de um quadrado representa 1 m?
A) 18 m
B) 20 m
C) 22 m
D) 24 m
Questão 05
(Projeto conseguir – DC). Dona Francisca precisa comprar uma tela de proteção para colocar em volta do seu galinheiro. Calcule quantos metros de tela ela deve comprar, sabendo que cada quadradinho tem lado medindo 1 metro.
A) 56 metros
B) 30 metros
C) 50 metros
D) 42 metros
Questão 06
(PROVA BRASIL). Ricardo anda de bicicleta na praça perto de sua casa. Representada pela figura abaixo.
Se ele der a volta completa na praça, andará:
A) 160 m.
B) 100 m.
C) 80 m.
D) 60 m.
Questão 07
(Saresp 2007). Na figura ao lado, cada lado do quadradinho mede 1 cm.
Qual a diferença entre os perímetros das figuras 1 e 2?
A) 5 cm
B) 6 cm
C) 7 cm
D) 8 cm
Questão 08
(Projeto conseguir – DC). Seu Pedro está reformando a sala de sua casa e quer colocar rodapés de madeira. Observando a representação abaixo e sabendo que cada lado do quadradinho equivale a 1 m, descubra quantos metros de rodapé ele precisará comprar.
A) 24 metros
B) 8 metros
C) 3 metros
D) 22 metros
Questão 09
O desenho a seguir representa o contorno do pátio de uma escola. Sabendo-se que cada quadradinho do desenho abaixo mede 2 m de lado.
Calcule quantos metros andaria uma pessoa que resolvesse contornar o pátio da escola.
A) 24 m
B) 48 m
C) 50 m
D) 52 m
Questão 10
(Projeto conseguir – DC). Calcule o perímetro do percurso de uma maratona (linha azul) que Flávia participou.
Quantos quilômetros Flávia correu?
A) 50 km
B) 60 km
C) 30 km
D) 70 km
Planilha Para Avaliações, Atividades e Exercícios
Sempre é importante acompanhar os resultados das avaliações, atividades e exercícios. E se você vai aplicar avaliações ou atividades de Matemática (como a Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada), a “Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares” é uma ferramenta que permite aos professores e educadores consolidar e analisar o desempenho dos alunos em avaliações escolares.
Ela oferece recursos como a classificação dos alunos em níveis de aprendizagem, análise do desempenho por questão, identificação de descritores ou habilidades específicas, separação dos alunos por nível, geração de gráficos e análise dos itens de múltipla escolha. A planilha facilita o acompanhamento, a tomada de decisões informadas e o monitoramento de metas. É destinada a profissionais da educação e pode ser adaptada de acordo com as necessidades. Acesse nossa Planilha 01 Consolidar Avaliações Escolares e facilite seu trabalho!
Pacote de Slides
O uso de recursos visuais é uma ótima estratégia para auxiliar na Aplicação da Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada. Pensando nisso, oferecemos um material de compra, o Pacote de Slides de Matemática – 4º e 5º Ano, que contém uma variedade de slides prontos para uso em sala de aula. Utilizando esses slides, os professores poderão enriquecer suas aulas, sua atividade de frações tornando-as mais dinâmicas e atrativas para os alunos.
Confira nosso Pacote de Slides: PACOTE DE SLIDES.
Cursos na área da educação
Se você é professor ou estudante na área da educação, sabe o quanto é importante estar atualizado e aprimorar suas habilidades por meio de cursos. Os cursos de educação são uma estratégia inteligente para o aprimoramento profissional, pois além de adquirir conhecimentos atualizados e aprofundados, a obtenção do certificado apresenta uma série de vantagens valiosas:
Prova de Títulos: O certificado funciona como uma prova sólida do comprometimento do educador com a busca por excelência no ensino.
Horas Complementares: As horas dedicadas ao curso podem ser contabilizadas como horas complementares, enriquecendo o currículo do professor.
Destaque Profissional: O acúmulo de horas complementares permite que o professor se destaque em processos de seleção e tenha mais oportunidades de progressão na carreira.
Currículo Valorizado: Um currículo enriquecido por essas formações demonstra comprometimento com o aprendizado contínuo, tornando o profissional mais atraente para empregadores.
Melhorias na Prática de Ensino: Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos contribui diretamente para aprimorar as práticas de ensino, resultando em um melhor desempenho dos alunos.
Confira nossos Cursos na Área da Educação e invista em seu crescimento profissional.
Didática sobre Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada 5º ano em Concursos
O objetivo deste post é melhorar cada vez mais sua aula sobre Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada 5º Ano, então temos uma sugestão para você: um material com milhares de questões para concursos de professores. Resolvendo questões, você poderá aperfeiçoador suas habilidades e se preparar melhor para esses desafios. Acesse nosso site para conhecer o material:
Milhares de Questões para Concursos de Professores
Você Precisa de Atividades Para Alfabetizar?
Nem todos os alunos do 5º ano acompanham o ritmo da turma. E certamente você é um(a) professor(a) que ensina todas as disciplinas. E sabe que os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem precisam de atenção especial em atividades de leitura, escrita e outras. E às vezes é preciso de uma Atividade de Área e Perímetro na Malha Quadriculada extra para o 5º Ano, para os demais alunos. Para conhecer o pacote de atividades, clique no link abaixo:
Pacote de Atividades para Alfabetizar
Nosso Canal No Youtube
Não deixe de conferir nosso canal no Youtube, Desafios Matemáticos, onde disponibilizamos vídeos com conteúdos e dicas para auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar o canal, clique no link abaixo:
Desafios Matemáticos – Youtube
Convite Para Conhecer Outros Materiais
Por fim, convido você a conhecer nossa loja, onde temos uma variedade de materiais que podem auxiliar os professores em sala de aula. Para acessar a loja, clique no link abaixo:
Nossa Loja
Posts Semelhantes: