Cursos com Acesso 100 % GRATUITO! Certificado após Avaliação.

Descritores de Português e Matemática do 4º ano

Descritores
de Português e Matemática do 4º ano
Professor Luiz
Carlos Melo
Blog:
desafiosmate.blogspot.com.br
DESCRITORES DE PORTUGUÊS –
4º ANO
D13-N3:
Localizar informação explícita. N3 – Localizar informação explícita em texto
de extensão mais longa, com vocabulário e sintaxe mais complexos.
D1-SAEB
D14-N2: Inferir
informação em texto  verbal. N2 –
Reconhecer uma informação implícita em texto verbal, de extensão mediana, com
vocabulário e sintaxe simples (sujeito, verbo e complemento).
D4-SAEB
D14-N3: Inferir
informação em texto verbal. N3 – Reconhecer uma informação implícita em texto
verbal, de extensão mediana, com vocabulário e sintaxe mais complexos
(sujeito, verbo, complementos).
D4-SAEB
D15-N1: Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão. N1 – Inferir um sentido de uma palavra
ou expressão, a partir do contexto, em texto de extensão curta ou mediana,
com vocabulário e sintaxe simples (sujeito, verbo e complemento).
D3-SAEB
D16-N3:
Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não
verbais. N3 – Interpretar textos, com vocabulário e sintaxe mais complexos,
que articulam elementos verbais e não verbais.
D5-SAEB
D18-N2:
Identificar o tema ou assunto de um texto (lido). N2 – Identificar tema ou
assunto de textos de extensão curta ou mediana, com vocabulário e sintaxe
mais complexos.
D6-SAEB
D21: Reconhecer
o gênero discursivo dos textos de circulação social.
—————-
D22:
Identificar a finalidade, o “para quê” dos diferentes gêneros de circulação
social.
D9-SAEB
D23: Reconhecer
os elementos que constituem uma narrativa: apresentação, desenvolvimento,
complicação, clímax, desfecho.
D7-SAEB
D24: Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos com a
mesma temática e com características comuns, como por exemplo, a estrutura,
linguagem, entre outras.
D15-SAEB
D25-N1:
Reconhecer a relação estabelecida por meio de pronomes pessoais do caso reto
ou por meio de substituição lexical, com o pronome próximo do referente, em
textos de extensão curta, com vocabulário e sintaxe simples.
D2-SAEB
D26: Reconhecer
a relação lógico discursiva em texto verbal, marcada pelo uso de recursos
lingüísticos de causa e conseqüência, comparação, concessão, condição,
adição, oposição, lugar, modo e tempo, etc.
D8-SAEB
D27-N1:
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações em textos de extensão curta, com vocabulário e sintaxe simples.
D14-SAEB
D28-N1:
Reconhecer o efeito de humor em textos que conjuguem linguagem verbal e linguagem
não verbal, ou texto verbal de extensão mediana – com vocabulário e sintaxe
simples.
D13-SAEB
D29:
Identificar os níveis de linguagem (formal, informal, etc) e/ou as marcas
lingüísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor.
D10-SAEB
DESCRITORES DE MATEMÁTICA –
4º ANO

Espaço e forma
D1 Identificar a localização e movimentação de objeto em
mapas, croquis e outras representações gráficas
D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre
poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com
suas planificações
D3 Identificar propriedades comuns e diferenças entre
figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos
D4 Identificar quadriláteros observando as posições
relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)
D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos
lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais
usando malhas quadriculadas
Grandezas e medidas
D6
 Estimar
a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não
D7 Resolver problemas significativos utilizando unidades
de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml
D8 Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo
D9 Estabelecer relações entre o horário de início e
término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento
D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e
moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores
Números e operações / Álgebra e funções
D13 
Reconhecer
e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como
agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional
D14 Identificar a localização de números naturais na reta
numérica
D15 Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas
diversas ordens
D17 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de
números naturais
D18 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão
de números naturais
D19 Resolver problema com números naturais, envolvendo
diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado
inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação
(positiva ou negativa)
D20 Resolver problema com números naturais, envolvendo
diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa,
ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória
D21 Identificar diferentes representações de um mesmo
número racional
D22 Identificar a localização de números racionais
representados na forma decimal na reta numérica
D23 Resolver problema utilizando a escrita decimal de
cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro
D24 Identificar fração como representação que pode estar
associada a diferentes significados
D25 Resolver problema com números racionais expressos na
forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração
D26 Resolver problema envolvendo noções de porcentagem
(25%, 50%, 100%)
Tratamento da informação
D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas
D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos
(particularmente em gráficos de colunas) 
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

2 comentários em “Descritores de Português e Matemática do 4º ano”

Deixe um comentário

oito − 6 =

Participe do nosso grupo e receba atividades por e-mail! 

Cursos GRATUITOS!

COM CERTIFICADO

1 %
gratuito
1
+ DE ALUNOS MATRICULADOS